Re: IME 97

Ola Alexandre!
Para a questao de numero seis, observo que se voce dividir a funcao y
por cos^2(a + b), voce chegara a uma funcao mais simples de se
resolver; as funcoes tangentes que aparecerao poderao ser substituidas
pelos respectivos valores de tg a e tg b...tente usar esta ideia e veja
o resultado. (observe que tg a + tg b = -p e tg a * tg b = q ).

Em Sun, 1 Oct 2000 23:27:32 -0300 "Alexandre F. Terezan" Escreveu:

> [...]
> primitiva para a funcao T(x) = f(x)/sqrt(x^2 + 1) ?
>
> 6) Se tg a  e  tg b  sao raizes da equacao x^2 + px + q = 0, calcule,
em
> funcao de p e q (p, q sao reais, q != 1), o valor simplificado da
> expressao:
>
> y = sen^2 (a+b) + p sen (a+b) cos (a+b) + q cos^2 (a+b).
>
> 9) Considere uma esfera inscrita e tangente à base de um cone de
> revolucao. Um cilindro está circunscrito à esfera de tal forma q uma
de
> suas bases está apoiada na base do cone. Seja V1 o volume do cone e
V2 o
> volume do cilindro. Encontre o menor valor da constante k para o qual
V1
> = k V2.
>
> Sugestao: Considere o angulo formado pelo diametro da base e a
geratriz
> do cone em uma das extremidades deste diametro.
>
> 10) Em uma Parábola (P), com foco F e parâmetro p, considere uma corda
> MM' normal à parábola em M. Sabendo que o ângulo MFM' = 90 graus,
calcule
> os segmentos FM e FM'.
>
> Desde já, agradeço...
>
> [ ]'s, Alexandre Terezan.