Re: N'umeros de Hamilton

Oi Leonardo,
Tudo Legal ?

Com relacao ao nome, voce esta certo  : O  correto e
"Heisenberg". Quanto a designacao do Principio, nao. O nome
deste principio flutua ao sabor dos autores e e mesmo uma
questao de somenos importancia o problema do "nome correto".
O que e importante e uma compreensao precisa do conteudo
factual do Principio.

Em Fisica Elementar este Principio costuma ser apresentado
como segue : Nao e possivel se determinar, por nenhum meio
Matematico ou Experimental, a posicao e a velocidade de um
eletron com  a precisao que arbitrariamente desejarmos.

Para ver o porque disso basta sabermos que os eletrons ( ou
outro quon qualquer ) se comportam como particulas em suas
interacoes com os fotons ( Quantum de Luz ). Assim, se
"ilumnarmos pouco" o eletron, poderemos determinar com
grande precisao a sua velocidade, mas teremos uma grande
incerteza com respeito a sua posicao.Por outro lado, se
"iluminarmos muito", iremos determinar com grande precisao a
posicao, mas teremos uma grande indeterminacao com respeito
a sua velocidade.

Observe que aqui, iluminar pouco ou muito significa,
respectivamente, diminuir ou aumentar os choques dos quons
com os fotons, o que diminui ou aumenta a indeterminacao.

Matematicamente Heisenberg mostrou que:

(deltaX)*(deltaV) = Constante

Assim, se deltaX ( incerteza quanto a posicao ) por pequeno,
isto e, soubermos bem a posicao do quon, o deltaV (
incerteza quanto a velocidade ) sera grande e vice-versa.

Como se ve, o Principio das Incertezas ( ou Indeterminacao )
e uma consequencia das interacoes que os quons fazem entre
si ( o foton e um quon ). Agora, o que muitos nao sabem e
que a relacao de incertezas nao se aplica apenas ao binomio
( posicao X velocidade ). Para cada propriedade de um quon,
existe uma outra que guarda com a primeira uma relacao de
incerteza identica a apresentada acima.

Os livros medios ( e mesmo os de graduacao em Fisica ) nao
costumam falar nestas outras propriedades porque a ideia de
posicao e velocidade sao mais familiares ( e o que penso ) e
porque o formalismo matematico necessario exigir um melhor
preparo, coisa que geralmente e negligenciado pelos
estudantes de Fisica.

E interessante ressaltar que Einstein nunca aceitou a
relacao de incertezas e tudo fez para derruba-la, nunca
conseguindo ( Gracas a Deus ! ). Ele imaginava que esta
indeterminacao trazida a Fisica pelo Principio da Incertezas
era apenas uma expressao de nossa ignorancia e que o futuro
iria revelar "variaveis ocultas" que, devidamente abordadas,
iriam extinguir a indeterminacao da Fisica.

Se voce observar bem, Einstein e um Fisico Classico. Ele
representa a culminancia e Fim da Fisica Classica. A Fisica
realmente Moderna comeca com Bohr, Heisemberg, Feynam, Dirac
e outros. Quem esta chateado e desiludido com as besteiras
que o mundo oferece, devia estudar Fisica Quantica. Nela, O
Maravilhoso e a realidade. Um exemplo fraco de seu poder sao
os comptadores quanticos. Se o Fraco e tao espetacular, o
que se esperar dos resultados fortes ...

Muitas poucas coisas fazem tao bem a alma quanto o estudo da
Mecanica Quantica. Ela e o Teorema de Godel da Fisica.

A melhor formulacao e da Feynam. Mas e bom se seguir a ordem
cronologica : Matrizes de heisemberg, Equacao de
Schrodinger, "setas" de Dirac e Historias de Feynam.

Eu poderia falar muito sobre esse tema, pois e algo que
gosto muito e tenho estudado seguidamente. Mas acho que por
enquanto esta bom.

Um abraco pra voce
Paulo Santa Rita
6,0955,15092000