Re: N'umeros de Hamilton

Ola Luis,

Voce deve estar se referindo aos numeros hiper-complexos,
dentre os quais se destacam os "Quaternions". E uma classe
de numeros nao comutativos, que apresentam propriedades
muito interessantes e que se encaixaram com perfeicao na
descricao de determinados fenomenos quanticos.

A mecanica matricial de Eisemberg ( O do principio da
indeterminacao ) e uma mecanica de hiper-complexos. Se x e y
sao dois numeros complexos, um hipercomplexo pode ser posto
como :

H = Matriz2x2( x y,-conj(y) conj(x) )

onde x y = primeira linha da matriz
conj(x) = conjugado de x
-conj(y) conj(x) = segunda linha da matriz

Os numeros hiper-complexos tambem admitem uma representacao
analitica, tal como os complexos (a + bi ). Os fatores
constantes desta representam sao :

A=[1 0,0 1 ] matriz identidade 2X2
B=[i 0,o -i]
C=[0 1,-1 0]
D=[0 i,i 0]

Claramente que: B^2=C^2=D^2=-A
E isto chamam de "regras de Hamilton"

Hamilton foi levado a estes numeros tentando generalizar os
numeros complexos para dimensao 3. A soma era trivial, mas o
produto ... O Celebre matematico irlandes gastou longos 10
anos ate perceber que ao inves de tentar fazer isso com
triplas (a,b,c) deveria usar quadras (a,b,c,d) para que tudo
se esclarecesse. Dai o termo quaternios ( de quatro ).

Os quaternios permaneceram no ostracismo por longo tempo,
muito querendo considera-los como um caso particular de uma
algebra mais ampla. A Mecanica quantica e que os trouxe
novamente a baila.

Aqui esta outro exemplo notavel de uma pesquisa puramente
abstrata ( ampliacao dos complexos a dimensao 3 ) que
posteriormente se demonstrou ser instrumento pratico,
absolutamente essencial a compreensao de determinados
fenomenos do mundo fisico.

Que belo, nao ? A VERDADEIRAMENTE GRANDE INTELIGENCIA criou
objetos no mundo fisico que se relacionam de forma
nao-comutativa, mas previamente inspirou Hamilton a
percebe-los no mundo abstrado para que Heisemberg os usasse
posteriormente na compreensao do que ela nos permite ver ...

Um abraco
Paulo Santa Rita
5,0949,14092000

Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/