Re: PA

Caro Aron,

Em minha opiniao, este autor Bezerra ( Este autor ou e muito
novo ou e muito velho, com certeza. ) teve o seu livro
impresso com erros ... isso acontece, as vezes. Digo isso
porque :

1)Se a1=1 e a(n+2)=n^2, entao a2=a(0+2)=0^2=0 < a1,
a3=a(1+2)=1^2=1.
Assim, a sequencia: a1,a2,a3 seria 1,0,1. Nao e uma PA.

Talvez a definicao correta seja: a1=1, a2=algum valor,
a(n+2)=n^2 para n > 1.

Mesmo com a modificacao acima, ainda surgem problemas... por
que ? Porque uma PA nao pode ter o seu termo geral definida
por um polinomio do segundo grau da forma N^2. Para ver
isso, suponha :

a(n+2)=n^2, n >= 1

entao :

a((p+1)+ 2) - a(p+2)=(p+1)^2 - p^2 = 2*p +1

Isso mostra que a diferenca entre dois termos consecutivos
nao e constante, mas varia linearmente com a posicao: um
absurdo, dado que em uma PA, por definicao, esta diferenca e
constante e e o invariante que caracteriza este tipo de
sequencia.

Uma sequencia em que o termo geral e um polinomio do 2 grau
e uma progressao aritmetica de 2 ordem. Nestas progressoes (
cujo prototipo e a terceira coluna do triangulo de pascal )
a formula do termo geral e :

CONVENCAO : [N,P] = Numero binomial de numerador N e
denominador P. Se N < P entao , [N,P]=0

An = [N,0]*A1 + [N,1]*(A2 - A1),

E da soma e:

Sn = [N,1]*A1 + [N,2]*(A2 - A1)

De maneira geral, se (A1,A2,A3, ... ,An) e uma progressao
aritmetica de ordem P, entao (A1^R, A2^R, A3^R, ..., An^R) e
uma progressao aritmetica de ordem P*R ( P vezes R )

No seu caso An=N e uma progressao aritmetica de ordem 1,
logo An=N^2 e de ordem 1*2=2 (ordem 2).

Voce pode estender este conceito de ordem para valores
negativos e fracionarios !

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1624,12092000