Parábola

Legal o Dodebel ter feito aquela pergunta sobre parabolas. Eu vi uma reportagem sobre isso no Discovery Channel e vi  um exercicio de matematica bem interessante:
"Uma forma barata de se contruir espelhos muito precisos para telescopios eh girar um recipiente com mercurio, pois UM LIQUIDO GIRANDO EM UM CAMPO GRAVITACIONAL UNIFORME ADQUIRE FORMA DE PARABOLA."
Prove isso.
Mais uma coisinha. As imagens em um espelho parabolico sao consideradas iguais aas imagens de uma espelho esferico gaussiano? E, para nao perder a viagem, deem mais uma olhada no meu e mail da RPM!!!!