Re: Física

Ola Duda,
Tudo Legal ?

Estes espelhos estudados em Fisica Elementar sao conhecidos
por "Espelhos Esféricos de Gauss". Eles sao chamados assim
porque Gauss usou este tipo de especlho em seus trabalhos
sobre o telegrafo bifiliar, elaborados conjuntamente com
Weber.

A curvatura de um espelho esferico e dada por 1/R, onde R e
o raio da esferica donde derivou o espelho. Claramente que
quanto maior for R menor e a curvatura. Para uma curvatura
grande, as propriedades essencias para o tracado da imagem :

1) Toda raio que incide paralelamente ao eixo principla
reflete-se passando pelo foco

2) Todo raio que incide passando pelo foco reflete-se
paralelamente ao eixo principal

Nao sao bem respeitadas, donde ser fundamental se adotar um
espe-
lho com pouquissima curvatura. Num espelho assim vale :

1/po  +  1/pi = 1/f

po = abscissa do objeto
pi = abscissa da imagem
f = abscissa do foco

Desde que se adote o referencial de Gauss, com origem no
vertice do espelho. Uma questao interessante sobre isso e a
seguinte :

Num espelho plano, se nos aproximarmos dele com velocidade
v, a nossa imagem, virtual, tambem se aproximara com
velocidade v. Segue dai que a velocidade de aproximacao e
2*v. O mesmo não ocorre com um espelho esferico convexo.
seja v=f(t) a velocidade com que um objeto se aproxima de um
espelho convexo, partindo de uma posicao x=3*R, R = raio do
espelho. Qual a funcao V=g(t) com que varia a velocidade da
imagem ?

OBS : isto e, em verdade, uma questao matematica (
geometrica ) e implica, claramente, na construcao de uma
maquina ... Sim, de uma maquina ! Manipulando
inteligentemente v=f(t) voce pode simular coisas
mirabolantes do "outro lado", em V=g(t).

Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1418,11092000