RPM polêmica

Este e-mail é meio longo... mas é interessante.
         De novo sobre a RPM...Eu ainda não sei aquelas coisas do primeiro
e-mail... E, adicionalmente, na mesma RPM...
        Vocês viram aquele método para se calcular o quadrado de um
segmento?
        Ele diz que para calcularmos a raiz quadrada de um segmento x,
escolhemos um segmento unitário qualquer, e construímos um triângulo
retângulo em que a altura da hipotenusa é x e a projeção de um dos catetos
sobre a hipotenusa é 1, ou seja, um segmento que se diz unitário. Então,
pelas relações métricas, a outra projeção deve ser X².Aí é que está o
"problema".
        É claro que se trocarmos o "segmento de comparação" U por, por
exemplo, 2U, o segmento que media X "Us" vai medir (X/2)*("2Us"), em que "*"
significa "vezes". O quadrado, que era de X²"Us quadrados" agora vai ser
(X²/4)*("4 Us quadrados" = "4Us"); ou seja, o número que expressa o
comprimento é mudado mais o comprimento permanece o mesmo (medido em cm).
Isso é compreensível. Mas, no algorítmo da  RPM, se trocamos o segmeno
unitário por um outro 2 vezes maior (ou seja, trocamos U por 2U), quadrado
do segmento X  fica 2 vezes menor (em cm)para que o triângulo não deixe de
ser retângulo. Medindo em 2U, X fica 2 vezes menor e seu quadrado fica 4
vezes menor. OK. Mas aparece um problema: O tamanho do quadrado de X fica
diferente, mesmo medindo em centímetros!! Isso não é estranho? A troca de
unidades influi no tamanho REAL de um segmento? Ou seja, não posso desenhar
dois segmentos e dizer que um é o quadrado do outro, porque isso só é
verdade para uma certa unidade de medida?Estou confuso!!!!!!!
Espero que respondam meu e-mail; mas obrigado só pela atenção
[]s, J.P. (que honra ter essas iniciais...)