RPM (e nada mais)

Eu estava lendo a RPM 8 e vi 2 coisas interessantes.
1) Ela fala de soluções inteiras. Ela mostra algumas equações com aplicações
prática, descobre algumas soluções para elas e mostra então que não há
outras soluções. Como se generaliza a técnica usada para qualquer outra
equação (espero que vocês tenham a RPM 8). A Eureka! 7 fala de Diofantinas,
mas até o ponto em que eu pude ler (até ela começar a travar meu micro) ela
não falava de como se prova que em uma equação não há soluções além da(s)
conhecida(s).
2) Ela apresenta um argumento convincente de que não faz sentido procurar um
segmento resultante da divisão de outros dois. Mas isso não é estranho?
Pode-se multiplicar mas não pode-se dividir! Isso acontece em outras
Geometrias?