matematica e fisica

bem, ja q o assunto aki estah sendo a relação da matematica com a
fisika... parece q chegou de novo a minha vez de discordar de todo mundo
:)  no meu ponto-de-vista, a fisica e a matematica não são apenas
distintas, mas também completamente diferentes - a Matemática como um
método da Lógica, a Física como uma Ciência da Natureza. A confusão
entre elas surge muitas vezes do fato de que na resolução de problemas
de Física, uma grande parte, se não toda, é puramente matemática - mas
isso é perfeitamente natural; todas as ciências da natureza utilizam-se
da lógica, como aliás todos os ramos do saber, em diferentes métodos. A
matemática se preocupa - pelo menos da maneira como eu entendo essa
palavra - com aquilo que é verdade independente do que é o caso; cabe a
matemática lidar com um número particularmente restrito de tautologias e
contradições, apontando-as. Dessa maneira, o que a matemática afirma,
por mais belo que seja, não são informações sobre o mundo - não dizem
nada de relevante POR SI PRÓPRIAS, só tendo sentido quando colocadas em
um contexto (se eu digo q "se A, então A", esta afirmação não diz
absolutamente nada sobre o mundo ou sobre o objeto A. Mas quantas
descobertas relacionadas ao mundo utilizam esse princípio, em conjunto
com outros, para afirmar coisas substanciais?) . A Física, por outro
lado, estaria preocupada com o estudo de uma série de fenômenos que
FAZEM PARTE do mundo, sob uma abordagem matemática; o sentido disso é
que enquanto as leis do movimento poderiam em grande parte ser
diferentes, as leis da matemática não o são - elas estão fora do mundo.

É claro que em certo ponto as duas se misturam, como acontece com
qualquer ciência - Aquilo da Lógica que se aplica à Física pode ser
interpretada como Física e não como Lógica isolada e propriamente dita.
Não existe um limite claro, uma linha divisora que diga exatamente onde
começa uma e acaba a outra; isso não quer dizer que não seja possível
diferenciá-las (não é fácil dizer numa viagem onde uma vegetação acaba e
outra começa, mas elas de fato mudam, ou dizer exatamente na areia da
praia onde começa a areia e termina o mar) A pergunta que fica é se
seria possível, útil ou mesmo necessário traçar uma linha divisora, e
quão nítida deveria esta ser.

Quanto a uma poder existir sem a outra, eu acredito que está claro que a
Física não poderia existir sem a Matemática - mas é perfeitamente
plausível imaginar a Matemática sem a Física, ao menos em um campo
puramente abstrato (no mundo real, é muito difícil imaginar que o
interesse pela Matemática venha sem interesse pelos outros ramos do
saber, já que ela só faz sentido quando associada a elas). Isso quer
dizer - a Matemática independe da Física quanto à estrutura dos seus
conhecimentos - se não houvesse a física, seria perfeitamente possível
criar todos os pensamentos matemáticos - mas sem a Física e ciencias
similares ninguém se preocuparia em fazê-lo - a Matemática precisa da
Física em uma dimensão humana, e totalmente humana.

Isso cheira a embrião de briga semântica... ^^
----

Siddharta