Re: Dia da semana

Fernando Lucchesi wrote:

> Caro Augusto,
> não entendi por que que os anos múltiplos de 100 não são bissextos. No meu
> entendimento, anos bissextos acontecem de 4 em 4 anos, e sendo 2000, um ano
> bissexto, todos os múltiplos de 4 seriam. Gostaria, se fosse possivel, de
> maiores esclarecimentos.
>  Fernando Lucchesi

Nos tempos de Júlio César (instituidor do calendario juliano que foi
usado ate cerca de 1600) pensava-se (hoje se sabe que isso so eh verdade
aproximadamente) que o ano (periodo que a Terra demora para dar uma
volta em torno do Sol) era igual a 365 e 1/4 dias (dia=periodo que a
Terra demora para dar uma volta em torno de si mesma). No calendario
juliano, de quatro em quatro anos aparecia um bissexto. Em torno de 1560
os problemas ja haviam surgido. As estacoes do ano nao estavam comecando
nos dias em que deveriam, o que causava enormes transtornos a
agricultura. O papa entao estabeleceu o calendario gregoriano para
acertar as estacoes. Entao foi estabelecida essa regra dos anos
terminados em 00 (isso garante as estacoes comecando nos dias certos ate
3200 ou 6400, nao me lembro agora; provavelmente quando la chegarmos se
estabelecerah que os anos multiplos de 3200(ou serah 6400?), que pelas
regras atuais sao bissextos, deixaram de se-lo; mas ate la estaremos
todos mortos. Quando foi instituido o calendario gregoriano, houve uma
correcao dos erros acumulados anteriormente e a folhinhas deu um pulo de
15 dias. Se plo calendario atual voce viajar para o passado dia a dia e
for a Porto Seguro, voce vai ver Cabral aqui chegando no inicio de maio
e se perguntar aos portugueses que dia eh, eles dirao ser 22 de abril,
pois estao com o calendario juliano.
Veja as mensagens mandadas por josimat e antonio neto.
Morgado