Re: Bijeção entre NxN e N

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Bijeção entre NxN e N
>Date: Mon, 7 Aug 2000 08:31:25 -0300 (BRT)

>de

>z#w <
>soma
>duas
>

>Boa solução. Pergunta: existem outros polinômios com a mesma propriedade
>além deste e da troca trivial de x por y?

Eu ACHO que não. Até por que não existe um polinômio que defina bijeção
entre N e N, daí esse raciocínio talvez se estenda, mas não sei provar.

>Esta é muito mais fácil. E entre QxQ e Q?

Eu consigo mostrar que existe bijeção entre R e RxN, de forma que deveria
haver bijeção entre RxR e RxN, e para isso, eu ACHO que deveria haver alguma
bijeção entre R e N, o que sei que não existe, mas não sei demonstrar que
não existe bijeção entre RxR e R. Quanto ao segundo, eu sei fazer uma
bijeção entre QxQ e Q, mas sem encontrar um polinômio que defina alguma
bijeção.

>sempre
>
>Acho que uma pergunta primeiro seria para que valores de p e q *existe*
>um tal polinômio.

Eu ACHO que *existe* um polinômio que seja bijeção entre N^p e N^q, somente
nos casos (p,q)=(k,k) ou (k,1), com k natural, também não sei demostrar.
Sem certeza diria que
(z,x,y)|-> (x#y#z)(x#y#z#1)(x#y#z#2)/6 # z(z#1)/2 # z(x#y) # (x)
é uma bijeção entre N^3 e N, definida por um polinômio.

Ajudem-me a solucionar os ACHÔMETROS (não foi falta de pensar que me fez
fazer essas suposições e mandar para a lista de qualquer jeito, o fato é que
me falta capacidade para descobrir algo mais).

Obrigado!

Eduardo Casagrande Stabel.