Re: Problema de Geometria Plana

Caros amigos e ao meu grande amigo Carlos Victor,

A solução dada pelo Carlos Victor é prefeita, para o caso
do quadrilátero ABCD ser convexo, o que não foi dito no enunciado.!!.
Entretanto, o resultado é verdadeiro mesmo no caso de não ser convexo, e isso deixo para vocês constaterem a veracidade.
Acredito ainda que seria interessante limitarmos inferiormente o valor de MN.
Um abraço
PONCE

Carlos Victor wrote:

At 23:43 04/08/00 -0300, josimat wrote:
>Aí vai o problema da prova do Colégio Naval (última terça feira):
>
>Seja ABCD um quadrilátero qualquer onde os lados opostos NÃO são paralelos.
>Se as medidas dos lados opostos AB e DC são, respectivamente, iguais a 12 e
>16, um valor possível para o segmento de extremos M (ponto médio do lado AD)
>e N (ponto médio do lado BC) é
>(A) 12,5               (B) 14                    (C) 14,5
>(D) 16                   (E) 17
>
>JOSIMAR

Nota : "A questão  pedia um possível valor  para  MN " .
Para este  problema, faça  o seguinte : Trace a diagonal AC e seja P o
ponto  médio de  AC . Como AB  e CD não são paralelos  , temos formado o
triângulo MNP. Como NP = 6   e MP =  8 e pela existência de MNP ,
concluímos que  MN <  14 ; das opções a única  poss'vel é 12,5  ou seja ,
opção  A , ok ?

Abraços , Carlos  Victor