Re: Problema de Geometria Plana

Eduardo Quintas da Silva wrote:

> Obrigado Prof. Morgado... Trata-se sim do problema proposto na prova do
> colégio naval.... não tenho o enunciado completo da questão... escrevi da
> maneira que me foi proposta....
>
> Valeu !!!!!

Vou tentar descrever o problema da prova do colegio naval, claro que nao
de modo textual pois nao tenho a prova.

Em um quadrilatero nao ha lados paralelos e dois lados opostos AB e CD
medem 12 e 16. O segmento que une os pontos medios de BC e DA PODE
MEDIR:
Ai surgem as cinco alternativas. Uma delas vale 14, outra eh 12,5 e as
tres outras sao maiores que 14.

Nao eh dificil provar, e este fica sendo o problema para a lista, que o
fato de nao haver lados paralelos implica que o segmento que une os
pontos medios deve ser menor que a media entre 12 e 16, que eh 14.
Morgado