Re: argumentos combinatórios

At 20:15 30/07/00 +0000, Marcelo Souza wrote:
>Fala, galera!
>
>     Alguém poderia resolver este problema pra mim?
>- Diga, utilizando argumentos combinatórios o valor de
>
>( n )^2    ( n )^2         ( n )^2
>(   )   +  (   )   + ... + (   )
>( 0 )      ( 1 )           ( n )
>
>Obrigado
>Abraços
>Marcelo
>P.s.
>( n )
>(   ) = n!/k!(n-k)!
>( k )
Oi  Marcelo ,
Esta questão  está  na RPM 42 como  problema  proposto . Imagine que você
tenha  num grupo de pessoas  m  mulheres   e  h  homens . O total  de grupo
de  p   pessoas  será   a combinação de  ( m+h ) tomados p a p . Neste
grupo de pessoas p a p  , poderá ter  zero mulheres , uma mulher , duas
mulheres e assim sucessivamente até p mulheres e , respectivamente  p
homens , p-1 homens , p-2 homens , ... , ate' zero homens . Logo  a
combinação de (m+h) tomados  p a p , será igual ao somatório  de:
(combinação de m tomado i a i ) vezes ( combinação de h  tomado p-i ) ,
onde  i varia de 0  até  p . Fazendo agora m=p=h=n ,teremos  o  somatório
pedido como sendo  :

    " Combinação  de  2n  tomado  n a n  ".

Desculpem a minha notação , pois eu  "cato milho no teclado ".

Abraços , Carlos  Victor