Re: circunferência x círculo

Caro Filho,

pelas respostas de demais membros da lista vc já pode ter uma opinião
formada. Vou contar a forma como aprendi a diferenciar círculo e
circunferência.
Era uma vez na pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul
(violentíssima cidade [mortes/habitantes], 14a. do ranking mundial se não me
engano), um jovem de 13 anos aprendia na sétima (ou sexta) série do então 1°
grau como calcular área de um círculo e perímetro de uma circunferêcia. O
professor (Cícero, grande Cícero) explicava empolgado a importância do Pi.
Os alunos faziam bastante bagunça, tocavam papel pela sala (para depois no
1° ano pedir explicações ao professor (Brune) do que era Pi que eles nunca
tinham aprendido). Enfim, ele nos ensinou que calcular a área de uma
circunferência era muito simples, essa seria sempre 0 afinal a linha não tem
espessura. Não gostei da idéia de ter que gravar dois nomes para uma figura
que no quadro parecia a mesma mas me conformei. Bem, com isso quero dizer
que é perfeitamente possível ensinar para as pessoas a diferença de círculo
e circunferência na juventude de forma que não esqueçam (percebam que de 4
anos ainda me lembro que ele já fazia a distinção).

Grande abraço,

Benjamin Hinrichs