Sent: Thursday, July 20, 2000 2:06 PM
Subject: Re: Fw: aviso do depto de tecnologia

Tenho o desagradável dever de lembrar que nossa lista não tem como objetivo
a publicação de mensagens como esta:

On Thu, 20 Jul 2000, Lana Raquel de Brito Leles wrote:

> Leiam a mensagem encaminhada! URGENTE!
> Lana Raquel
> l_raquel@jatainet.com.br
> UIN: 19034639 - Trinity Wachowski
>
> "Política é para o presente, uma equação é para a vida toda." - EINSTEIN
> "Ore como se tudo dependesse de Deus, e trabalhe como se tudo dependesse do homem." - CARDEAL SPELLMAN

Qualquer carta que termine com a frase "Retransmitam a quem puderem"
é fonte de proliferação irresponsável de e-mails.

Há pouquíssima utilidade em divulgar avisos sobre vírus reais ou
imaginários que tenham tão pouca informação quanto este.
Note que a mensagem não diz sequer em que plataforma o vírus
roda nem onde obter mais informação.
Já foram publicadas nesta lista mensagens com instruções claras
e específicas destinadas a pessoas cujos computadores estavam
comprovadamente infectados com um vírus específico:
estas mensagens, apesar de fora de tópico, são extremamente úteis
para pelo menos uma pessoa da lista.

O único aviso de caráter geral que faz sentido a meu ver é:
não rode executáveis indiscriminadamente nem deixe que seu leitor
de e-mail rode executáveis attachados sem ao menos consultá-lo
(o Outlook da Microsoft fazia (ou faz???) exatamente isso
e sem esta grosseira falha de segurança o ILOVEYOU
jamais teria se espalhado como se espalhou).

Note que não existe vírus conhecido (e tudo leva a crer que
jamais venha a existir, sendo uma impossibilidade) que se propague
em uma mensagem de texto puro.
A menos que contemos como um vírus as próprias correntes de avisos
contra vírus fantasmas, como esta aí em cima.

[]s, N.