From: Alexandre <alexv@esquadro.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Quarta-feira, 5 de Julho de 2000 23:11
Subject: RE: A Nossa Lista

     Oi Gente,
     Eu, assim como o Paulo Santa Rita se não me engano, estou curtindo umas
"férias forçadas" devido a uma ligeira greve que se implantou na UERJ, e
infelizmente devido ao trabalho, cansaço e um certo desânimo tenho sido um
tanto quanto relapso com os estudos. Mas não sei nem porque estou falando
sobre isso, talvez porque os considere como amigos e aí resolvi soltar o
verbo (no bom sentido...claro!).
     Vamos ao que interessa:
     Pegando uma carona no que falou o nosso sempre sensato e competente
colega Paulo Santa Rita, gostaria de fazer uma proposta aos já professores e
também aberta aos colegas estudantes.
     Alguns tópicos de que tratamos aqui na "nossa lista" (como chamou o
Paulo Santa Rita) não são de profundo conhecimento dos iniciantes na
matemática e, na verdade, da maioria dos estudantes de nível médio ou
elementar (as vezes até mesmo os de nível superior), assim sugiro a criação
de páginas de conteúdo, algum tipo de apostilas de referência sobre assuntos
os mais variados (preferencialmente pertinentes aos programas de nível médio
e superior) para servir de fonte para consulta e estudo dos interessados.
      Cito alguns exemplos: há alunos na faculdade em que curso matemática
(a UERJ) que nunca tinham ouvido falar de Teoremas como o  de Bolzanno
(polinômios) ou os de Ceva e Menelaus (geometria), Congruências módulo n ,
essas coisas.  Isso só falando de conteúdos básicos... Imaginem só, se não
estiverem bem calçados, o que ocorrerá quando entrarem na matemática mais
abstrata e complexa...
       Acredito não estar sendo idiota nessa sugestão, acho que isso
ajudaria a muitos...

       Abraços,
       Alexandre Vellasquez.