Vestibular

Ocá,

O escore do vestibular da Ufrgs, aqui do Sul, é calculado como a média
harmônica ponderada dos escores de cada disciplina e seus pesos. Sendo os
escores das disciplinas calculados começando-se com 500 e acrescentendo-se
100 vezes o número de desvios padrões obtido pela candidato em cada prova.

A pergunta que eu faço é boba: "o que me garante que a média harmônica
ponderada é o meio mais justo de se calcular a 'nota' do candidado?". Dizem,
às vezes, que se usa a média harmônica por que ela considera uma nota muito
baixa, em uma disciplina, muito importante no cálculo da 'nota', quero
dizer, por exemplo, que em: 10, 9, 11, 1, o escore 1 vai baixar muito a
nota... sei lá, essa explicação não justifica o por quê da média harmônica,
eu poderia usar uma média geométrica ou uma qualquer que invento.

Era isso. Obrigado!

Eduardo Casagrande Stabel.