Re: Polinômios e primos

>From: Ralph Costa Teixeira <ralph@visgraf.impa.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Polinômios e primos
>Date: Fri, 12 May 2000 15:52:37 -0300
>

>	Essa pergunta é muito legal, Eduardo, e você tem razão -- tal polinômio
>não existe.

Eu sei que voce falava para o Eduardo Grasser, e eu me chamo Eduardo
Casagrande Stabel, mas vou responder.

>	No entanto, sua demonstração resolve só 80% do problema; afinal, e se o
>termo independente (digamos, a) for 1, -1 ou um primo p? Pode ser que o
>valor de P(a) seja 1, -1 ou p e isto *pode* ser primo (apesar de
>divísivel pelo termo independente).
>
>	Mas se você continuar o raciocínio, dá para consertá-lo na boa (só
>falta 20%). Vou deixar vocês tentarem.

Eu acho que achei uma solucao, mas nao tenho certeza se é a mesma que voce
encontrou. Olha como é que eu fiz.

i) Se P(x) é um polinômio de coeficientes inteiros entào P(x+k)-P(x) é
divisível por k. ( isso é bem fácil de provar )
ii) P(x) = q é primo então P(x+q), P(x+2q), P(x+3q),... são todos múltiplos
de q, há duas possibilidades:
- os números da forma P(x+kq) geram infinitos numeros compostos
- todos os P(x+kq) geram infinitos q ou -q... mas isso implicaria que P(x)
tem grau infinito, daí tem que valer a de cima.

Parece certo...

Falou!

Eduardo.