From: Elon Santos Corrêa
To: Lista
Sent: Sexta-feira, 21 de Abril de 2000 10:59
Subject: critica

Amigos,

a alguns dias enviei um e-mail para a lista intitulado "o dia que nao acaba"
e confesso que fiquei impressionado com algumas respostas, estas respondiam
como se a pergunta que fiz (1 = 0,999...?) fosse uma ofensa a tudo aquilo
que os matematicos sabem, acreditam e aceitam.
A Matematica nao e' a verdade absoluta, nem o conjunto dos numeros reais
pode explicar tudo que ocorre no mundo verdadeiro.
A essencia da questao foi perdida, prevaleceram os dogmas.
Nao estou defendendo aqui, que a resposta para a pergunta que fiz seja sim
ou nao, mas com certeza esta nao deveria ser respondida atraves de respostas
prontas, mas sim questionada de forma logica e convincente.
E' esta atitude de alguns colegas da lista que por muitas vezes afastam da
matematica aqueles que por um ou outro motivo, nao gostam ou nao estao tao
preocupados com as questoes puramente matematicas (nao e' o meu caso).

Sera' que Matematica e' pensar somente por axiomas, postulados, teoremas,
etc.?

Duas "coisas" sao iguais porque nao podemos provar (dentro de regras
limitadas) que elas sao diferentes? E se as regras falharem?

De qualquer forma, agradeco a todas as respostas, Elon.