Re: TRADUZINDO RALPH

Marcos Eike Tinen dos Santos escreveu:

> Moragado, acho que não pesquei a idéia, mas neste caso vc está demostrando
> para qualquer n-ésima raiz, n=/2
> Pois, senão o problema do José já estaria resolvido.
> Pois o problema do José, é raiz quadrada de 2.
> "raiz quadrada de 2 elevado a raiz quadrada de 2 é irracional"
>
> Atenciosamente,
> Marcos Eike

Eeafirmo mais uma vez que o problema de demonstrar a irracionalidade de
raiz de 2 elevado a raiz de 2 é um problema muito complicado, que
desafiou os maiores matemáticos do mundo por cerca de trinta anos, até
que dois matemáticos, Gelfond e Schneider, independentemente,
demonstraram um teorema, hoje conhecido como teorema de
Gelfond-Schneider, que como subproduto prova que raiz de 2 elevado a
raiz de 2 é irracional. Leiam o livro do Djairo ou o do Niven para
maiores informações.
A citação na lista desse problema sugeriu ao Ralph este outro problema,
este sim compreensível por todos os frequentadores da lista _ Existe
algum irracional que elevado a um irracional dê como resposta um
racional? Este o Ralph resolveu, brilhantemente como sempre, e eu apenas
tentei traduzir a solução do Ralph para o Português.
Morgado