Re: Probleminhas....

On Thu, 21 Oct 1999, marcelo wrote:

> O 1 problema ainda nao consegui fazer, tentei por um jeito mas deu muito
> trabalhoso mesmo, mas o problema 2 , ai vai a solucao , alguem me corrija se
> eu tiver errado
>
> a) todos os pequenos cubos de cores distintas
>     Se todos sao distintos, e sao 64 cubos, eles podem permutar de lugar, e
> como eles sao diferentes 64!
>
> b) 16 cubos verdes, 16 cubos amarelos, 16 cubos vermelhos e 16 cubos
> brancos.
>     Dai entra as permutacoes com repeticao, tipo aquele caso classico dos
> [...]

Está certo desde que se entenda que pilhas diferindo por rotação ou
reflexão são distintas. O Alexandre deveria explicar no problema
quando é que duas arrumações são identificadas. Se entendermos que pilhas
diferindo por rotação (mas não por reflexão) são iguais então:

(a) basta dividir a resposta do Marcelo por 24, pois os cubos na
interpretação do Marcelo são identificáveis em classes que sempre têm 24
elementos

(b) aqui não é tão fácil, algumas classes têm 24 elementos, outras têm
menos, pois às vezes ao girar um cubo podemos obter a arrumação original.
Este eu acho que vou deixar para vocês pensarem...

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau