Re: Completando a ultima mensagem

Caro Marcio,
Saudacoes !

O seu e-mail chegou um tanto ilegivel, mas, no que for possivel, vou
responde-lo.Desde ja agradeco suas criticas. Alguem ja disse e, creio, com
acerto, que "mais vale a critica que aperfeicoa que o elogio que entorpece !
"
O livro a que me referi, que para nao ferir suscetibilidades nao citei qual
e, e de um autor de outro estado tratando exclusivamente deste assunto. O
que me chamou a atencao sobre ele e que o autor nao apresenta a "forma do
polinomio". Ele so diz que para uma progressao aritmetica de ordem N o
polinomio de termo geral e do N-esimo grau e passa a resolver algumas
questoes com este conceito.
Eu descobri, e ja faz alguns anos, a "forma do polinomio". Para uma PA4, por
exemplo:

An=[ N-1/0 ]A1 + [ N-1/1 ]*(A2-A1) + [ N-1/2 ]*(A3 - 2*A2 + A1) + [ N-1/3
]*(A4 - 3*A3 + 3*A2 - A1) + [ N-1/4 ]*(A5 - 4*A4 + 6*A3 - 4*A2 + A1)

Sn=[ N/1 ]A1 + [ N/2 ]*(A2-A1) + [ N/3 ]*(A3 - 2*A2 + A1) + [ N/4 ]*(A4 -
3*A3 + 3*A2 - A1) + [ N/5 ]*(A5 - 4*A4 + 6*A3 - 4*A2 + A1)

Como voce ve, o autor nao evidencia os "numeros binomiais" e os
"coeficientes" : A1, A2 - A1, A3 - 2*A2 + A1, A4 - 3*A3 + 3*A2 - A1, A5 -
4*A4 + 6*A3 - 4*A2 + A1. Somente evidenciando isso e possivel generalizar
para o caso de uma PAP com elegancia e concisao.

Se eu soubesse que existia um livro que trata-se deste assunto tal como eu
apresentei, nao teria perdido tempo escrevendo um e-mail tao extenso sobre
algo ja bem abordado. Alias, um assunto ja bem abordado e o limete da
sequencia de fibonaci a que voce se referiu: existem muitos livros que
mostram como este limite e uma funcao de "fi", o numero da divisao aurea. Se
eu apresentasse a solucao aqui estaria tao somente plagiando uma das
diversas solucoes que existem em diversos livros ...

Chamando os coeficientes acima, respectivamente, de D1, D2, D3, D4 e D5, as
formulas podem ser expressas COMO um "polinomio de Taylor". Eu disse que, a
partir dai, podemos nos inspirar nos conceitos de analise para abordar
questoes sobre os numeros naturais ...

Antes de te mostrar um exemplo do que falei, te faco uma pergunta : Voce
conhece uma formula explicita para o calculo de permutacoes circulares com
elementos repetidos ? Se voce ja conhece, entao mais uma vez estava pensando
que havia feito um desenvolvimento que nao estava em qualquer livro mas vejo
que os livros que voce conhece sao melhores que os meus. Se voce nao
conhece, eu posso te mostrar como e possivel fazer isso.

COM ESTE TRABALHO QUE DESENVOLVI voce pode resolver, facilmente, questoes
como: dispondo-se de n1 bolas da cor c1, n2 bolas da cor C2, n3 bolas da cor
c3, ... np bolas da cor cp, quantos "colares de carnaval" distintos e
possivel fazer ? Notar que um colar pode sofrer todo tipo de translacao ou
de rotacao e nao se pode se limitar sempre a formula trivial ( N-1 )!

Por outro lado, os seus livros ensinam como colocar numa unica equacao um
numero, a soma de seus divisores e a quantidade deles, de forma a podermos
falar sobre os numeros perfeitos ? Se ensinam, por favor, me fale, pois
penso de descoberto uma forma de fazer isso ? Quer ver ?

Para te dar uma ideia de como e possivel corrigir as formulas de Euler e,
num certo sentido, superar o triangulo de pascal, considere a formulas
recorrentes :

An,o = 1  (  expressao 1 )
An,p = somatorio de An,p-1 ( Expressao 2 )

entao:

A0,0 = 1
A1,0 = 1 A0,1 = 1
A2,0 = 1 A1,1 = 2  A0,2 = 1
A3,0 = 1 A2,1 = 3  A1,2 - 3 ...

Usando as expressoes recurssivas acima e as formulas da expressao 2 voce
pode obter todo o triangulo de pascal sem lancar mao do conceito de
fatorial. O que importa sao as expressoes: elas caracterizam uma folheacao !
As folheacoes ( estou chamando assim por falta de um conceito melhor ) sao
aplicacoes do dominio complexo nos naturais. Considere a equacao diofantina:

X + Y = N
N= 0 => (x,y)=(0,0)
N=1 => (x,y) = (1,0),(0,1)
N=2 => (x,y) = (2,0),(1,1),(0,2)

Esta vendo surgir os pares que representam os "numeros binomiais" ?
Defina agora uma funcao conveniente sobre eles e voce podera obter todos o
triangulo pascalino e muitas coisas mais...

Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1015,181099