Re: Estou de volta

-----Mensagem original-----
De: Thadeu Cascardo <thadeu@muriae.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Domingo, 17 de Outubro de 1999 12:20
Assunto: Estou de volta

Gostaria de saber do Carneiro (posso chamah-lo assim?) se a propriedade x^m / x^n = x^(m-n) nao eh generica? Como provar que eh? Ou negar? Bem, eh claro q trata-se de convencao... Mas nao ha como determinar algo "mais" correto?

Uma propriedade nao eh algo pre-estabelecido nas tabuas de Moises; ela tem
que ser verificada em cada caso. Por exemplo, para x=0, m=2, n=1, a pergunta seria
se x^m/x^n, isto eh, 0^2/0^1=0/0, eh ou nao igual a x^(m-n)=0^1=0. Ou seja, se 0/0=0.
Alguem acha que isto eh verdadeiro? Eu nao, pois para mim 0/0 nao se define de modo
decente em matematica. Eu sei que ha pessoas e livros que dizem que 0/0 eh
indeterminado (mesmo assim a formula nao se verificaria neste caso), mas eu nao
concordo. Em outra ocasiao, podemos falar mais sobre isto.
Acho que devemos examinar as causas psicologicas que nos levam a insistir que
uma "melodia bonitinha", tal como "x^m/x^n=x^(m-n)", ou "o limite da soma eh a soma
dos limites", e outros versinhos como estes, devam ser verdadeiros por sua proopria
qualidade literaria, em vez de terem de ser verificados matematicamente. Talvez seja
por isto que muito siniciantes cometem erros como "o quadrado da soma eh igual a
soma dos quadrados"...

Bem, qnt ao JOGO do Luciano, eu estava pensando nisso tbm. Bem, se os precos sao esses, entao ha vantagens em comprar jogos privilegiados... As chances entre um jogo marcado com n pecas e outro marcado com 6, aumentam em n! / 6!, se nao estou enganado...
As chances de se ganhar a sena eh 1 em 60! / 54!, para a quina, multiplike isto p 6, isto eh, considere 1 em 60! / 55!, jah a quadra eh semelhante: 1 em 60! / 56!
Caso haja algum ekivoco, gostaria que me corrigissem.

Sem mais para o momento, agradeco....

Thadeu Lima de Souza Cascardo
TLSC
UIN 13026218