Re: Questaozinha

On Sun, 12 Sep 1999, Alexandre Stauffer wrote:

>Acho que faltou dizer que x e y são naturais.
>Mesmo assim existem várias respostas:
>(1,4), (1,8), (1,9), (1,15), (1,27), (1,32), (1,33), ...
>
>[]s, N.

Essa eh demais para o meu cerebro, vamos supor um caso concreto:
- Pedro sabe que x*y = 4
- Joao sabe que x + y = 4

Eles conversam:
Pedro: - Eu nao sei quanto vale x e y
[entao suponho que se ele nao conhece os valores, ele tambem nao conhece a soma x+y, pois se nao ele poderia descobri-los facilmente]

Joao: - Eu ja sabia disso
[quer dizer que ele sabe que o pedro nao conhece os valores de x e de y]

Pedro: - Entao eu sei quanto vale x e y
[como ele descobriu? eu me pergunto. O joao so disse que nao sabia, nao falou nada sobre os valores. Concluo que o pedro SABE que x+y=5 (ou qualquer outro valor)]

Joao: - Eu tambem ja sei
[o pedro nao disse nada para ele. Entao o joao DESCOBRIU que x*y=3]

Agora veja que para o pedro, obtivemos x=4, e y=1, no entanto para o joao, obtivemos x=3, y=1. Nao consigo ver como esse problema pode ter alguma resposta. Nem consigo ver que esse problema seja realmente um problema. E o NICOLAU tem que me explicar o motivo das respostas comecarem sempre com o 1. Ex (1,2) , (1,4),...
Que confusao! Isso nao eh um problema de verdade, ou eh?

duda