heurística matemática

Oi pessoal,tudo bem ?Espero que sim!
Tenho uma dúvida.Li no livro -- A arte de resolver problemas--que ao iniciar um problema deve-se começar com a sequinte indagação(problema de demonstração); Existe um teorema com a mesma conclusão ou uma conclusão semelhante a do referido problema?
Eu queria saber se existe outro meio para se começar um problema?
Queria saber também o que o autor quis dizer com conclusão semelhante?
Se duas conclusões tiverem um ponto em comum elas são ditas semelhantes?
Essa dúvida  é  muito antiga.Por isso se ela for tirada tirarei um grande peso das minhas costas.Agradeço antecipadamente a qualquer esclarecimento a respeito disso.
                                   FELIZ NATAL A TODOS!!!!!!!!