Sent: Thursday, December 09, 1999 10:47 PM
Subject: Probabilidade

me falaram de um problema de probabilidade que já tinha caído no ITA uma vez e que eu não tenho idéia de como chegar na resposta, caso alguém consiga ou conheça o enunciado do exercício, por favor me responda...

EXERCÍCIO:
Em um desses programas de prêmios o participante tem que escolher uma de 3 portas para ganhar o prêmio que se encontra somente em uma ( do tipo "porta dos desesperados" do sergio malandro). Um participante escolheu uma das portas e logo em seguida o apresentador abriu uma das outras duas, que não tinha prêmio.
Agora ( com o participante em uma porta fechada, outra já aberta com nada dentro e outra fechada ) o apresentador pergunta: "vc quer trocar de porta?". É ou não é vantajoso trocar de porta?

RESPOSTA:
é vantajoso 2/3 (só não sei se 2/3 é a probabilidade da outra porta ou alguma relação entre as probabilidades da primeira porta escolhida com a outra fechada)

O que eu não consigo compreender é esse 2/3... pra  mim daria no mesmo trocar ou não, ficaria tudo em 1/2 (duas portas e um prêmio...)
Se alguém conseguir, por favor me responda.

Atenciosamente, Humberto Ferreira Vinhais
<hvinhais@zaz.com.br>