Re: Corpo e Anel

Anel eh uma estrutura algebrica constante de um conjunto,
e duas operacoes (em geral, chamadas de adicao e multiplicacao),
tais que a adicao eh associativa, comutativa, tem neutro (em geral
chamado de 0), e cada elemento tem simetrico. A multiplicacao eh
associativa e distributiva em relacao a adicao; pode ou nao ser
comutativa (neste caso, o anel eh dito comutativo), pode ou nao
ter um neutro na multiplicacao (em geral chamado de identidade).

Exemplos: Inteiros, Matrizes nxn , os polinomios com coeficientes
reais (todos eles com as operacoes usuais).

Um corpo eh um anel comutativo, com identidade, e tal que todo
elemento diferente de 0 eh inversivel (na multiplicacao). Sao corpos
(com as operacoes usuais): complexos, reais, racionais; nao sao:
os 3 exemplos anteriores (em Z, so 1 e -1 sao inversiveis; Matrizes
nao comutam na multiplicacao; polinomios reais inversiveis so os
de grau 0).

Ha muitos outros exemplos interessantes. Por exemplo, na aritmetica
modular, os Z(n) sao corpos quando n eh primo, apenas aneis em caso
contrario.
JP