Nos, os Matematicos !

Carissimos colegas da lista,
Um feliz fim de semana pra todos !

ha alguns dias atras eu estava pensando no trabalho de Newton e de outros
Matematicos e me ocorreu umas ideias que gostaria de ver discutidas pelos
colegas da lista que ja refletiram sobre temas semelhantes ...

Voces ja prestaram atencao sobre a diferenca que existe entre o ato de uma
pessoa emitir uma opiniao que, por definicao, e carregada de subjetividade,
e o ato desta mesma pessoa provar um teorema ?

Ha uma diferenca enorme ... Quando alguem demonstra corretamente um teorema
desconhecido ela "fala" numa linguagem profundamente humana ... Ela pensa de
forma tal que nenhum outro ser humano na face da terra pode contestar seu
argumento e a verdade que ela assim desvela se torna, literalmente, um
patrimonio para toda a humanidade ... Um Pesquisador bem sucedido e, assim ,
um "Prof do Mundo" . .. O que de mais nobre pode existir que isso ?

Quando Newton compreendeu "para si " os enigmas da Gravitacao, ele estava,
em verdade, nao esclarecendo um problema pessoal. Ele estava esclarendo uma
duvida de toda a humanidade. neste sentido ele foi mais humano que todos os
seus contemporaneos ... E esta presuncao se agiganta na medida em que
percebemos que a grande maioria das pessoas consomem o seu tempo com
atividades que sao apenas formas mascaradas dos apetites corporais ... O
homem que nao pensa como um pesquisador apenas satisfaz um interesse proprio
e limitado, geralmente diretamente relacionado a uma necessidade somatica
qualquer.

Todavia, os apetites corporais ( fome, sexo, seguranca, etc ) sao apenas
recursos que a natureza lanca mao para que a nossa especie seja preservada.
E como se ela nao acreditando na responsabilidade do ser humano houvesse
criado o prazer para que as pessoas, na busca de satisfazer este prazer,
estivessem , na verdade, cumprindo um dever que, de outra forma, elas nao
cumpririam.

Neste sentido, o ser humano que faz ciencia, pode-se dizer, passou da
dimensao do prazer para a dimensao do dever sagrado de penetrar nos enigmas
do criador... Essas indagacoes me ocorrem as vezes e fico um tanto perdido
em face delas ... Todavia, eu tenho uma certeza : a Matematica, muito mais
que uma diversao ou necessidade da civilizacao, nos aproxima mais e mais de
nossa natureza autentica ... O que sera que somos ? Somo Deuses ?

Um abracao pra todos
Paulo Santa rita
6,1708,261199