[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] Duro de Matar Geometrico - off topic
Ola' Nehab,
o "Numerowsky", como o chamavamos (por conta de seu envolvimento com Teoria dos Numeros), era Luiz Oswaldo Teixeira da Silva.
Alem do russo, falava mais alguns idiomas, e entre algumas de suas excentricidades, ele era monarquista. Mas havia inumeras historias sobre ele.
Uma vez, durante a apresentacao de um trabalho (na pos-graduacao do IME) sobre otimizacao de sistemas, ele passou praticamente o tempo todo de olhos fechados, cochilando. O Severo, o Barreto, e outros de controle estiveram presentes, e, no final da apresentacao, o palestrante chegou a uma matriz otima para a funcao de transferencia, com a anuencia da plateia. Entao o Numerowsky "acordou" e sugeriu uma outra matriz, que, para espanto de todos, gerava um resultado melhor que a suposta matriz otima. Luiz Oswaldo saiu, e deixou o pessoal discutindo sobre onde estaria o furo da apresentacao do trabalho...
Em outra ocasiao, eu e um colega de turma vinhamos discutindo sobre
uma formula que chegara `as nossas maos, e que supostamente geraria numeros primos para qualquer "n" (para cada "n", e alternando sinais +/- , ela gerava alguns numeros, e pelo menos um desses numeros seria primo).
Tinhamos certeza de que nao era verdade, mas ja' haviamos testado para varios "n", e parecia que funcionava.
Entao encontramos o Luiz Oswaldo num dos corredores. Mostramos o papel com a formula a ele, e perguntamos : "Sera' que isso sempre gera primos?"
Sem diminuir o passo, Numerowsky respondeu em 3 segundos: "Pode testar para fatorial de 8, que da' erro".
E corrigiu em seguida: "Nao, nao... fatorial de 7 ja' e' o suficiente..."
Alias, essa historia de 3 segundos era famosa, em se tratando de Luiz Oswaldo:
numa de suas provas, houve uma questao que ninguem conseguiu fazer. Depois da correcao, ele comentou muito surpreso, que a tal questao era resolvida muito facilmente em 3 segundos. Em suas palavras: "Com 3 golpes de astucia se
resolve essa questao. Primeiramente, basta lembrar que..."
E, apos descrever os tais "golpes de astucia", completou "Gastando-se um segundo para cada golpe de astucia, em apenas 3 segundos poderiamos ter resolvido a questao". Ficamos com cara de bobos...
Esse era o Luiz Oswaldo.
Ah Nehab, voce se esqueceu de outro craque (que nos deu aula de geometria descritiva): o Frank Schaeffer !
Artista plastico e muito distinto (era um verdadeiro lorde), o Schaeffer foi um dos poucos catedraticos do IME. Na ultima vez em que conversei com ele , frente `a sua lucidez, perguntei-lhe a idade: algo em torno de 90 anos...
Sera' que a gente chega la' ?
Abracao,
Rogerio Ponce
Carlos Eddy Esaguy Nehab <carlos@nehab.net> escreveu: Oi, Palmerim,
Acho que preciso corrigir uma imagem
equivocada de minha "competência".... Os craques que eu conheci da geometria (e também de desenho geométrico e de geometria descritiva e projetiva, de meu tempo de aluno) foram Célio Pinto de Almeida, Virgílio de Athayde Pinheiro e Luiz Oswaldo (esqueci o sobrenome - do IME e da UFF) e, 20 anos depois, o colega Wagner desta lista (citado por você). Perdoe minha ignorância (e memória) se não lembro de outros.
Embora apaixonadíssimo pela Geometria, ela nunca foi meu forte e talvez por isto mesmo a estude tanto... Mas por favor, fique muito melhor do que eu em Geometria, senão você correrá o risco de "entrar pelo cano"....(êta expressãozinha antiga!).
Minha paixão pela Matemática consegue ser menor que minha paixão pelo Ensino da Matemática e talvez por isto você tenha me confundido como "geômetra". Quem dera!
E com relação a "tem professor IME/ITA aposentado nesta lista", infelizmente, ainda trabalho prá
caramba e por esta razão minha presença aqui é tão descontínua no tempo (às vezes sobra, quase sempre falta...).
Um grande abraço,
Nehab
PS: Um conselho de um coroa que admira seu tesão pelo estudo: não "pendure" livros na Internet. Sugira apenas sua compra, caso contrário de que adiantaria (eu, você, etc) escrever o livro que você sugeriu :-) ? Lembre-se que professores, matemáticos e geômetras também vivem de seu trabalho e um direitozinho autoral é uma ajuda fundamental no leite das crianças (mesmo que sejam netos...).
Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.