Neste sentido acho bem razoável dizer que se o professor aplicar o teste
na 6a feira ele cumpriu sua promessa de aplicar o teste, mas não cumpriu
a promessa de que o teste seria surpresa. Claro que o professor pode ter
dado outra interpretacão para a palavra "surpresa"...
Novamente então toda a discussão se volta, como o ilustre professor Nicolau havia colocado desde a primeira
mensagem, para a SEMÂNTICA da palavra "supresa" que não pode
ser definida com precisão. Sempre achei interessante o assunto de representar a semântica de
algo de forma não equivocada. Certamente com linguagens naturais como o português não é possível fazer isso.
Por exemplo, considere a frase: Eu vi o robô idiota na montanha com o telescópio.
Note que há 4 ( !! ) ambiguidades:
1) O robo poderia estar usando um telescópio e eu poderia estar na montanha.
2) O robo poderia estar na montanha com o telescópio e eu poderia estar olhando para a paisagem
3) Eu poderia estar olhando com um telescópio o robo que estava na montanha
4) Eu poderia estar na montanha com um telescópio olhando o robô.
Cabe lembrar que o assunto "representação do conhecimento" é uma
das áreas de pesquisa da inteligência artificial.
A maioria do pessoal aqui da lista lembra da tentativa de David Hilbert
de transformar a matemática em um "engenho mecânico" onde se colocava os axiomas de um lado
e todo um conjunto de teoremas era gerado de outro. Também lembramos a crítica de Poincaré a essa abordagem dizendo
que um matemático que a aplicasse as regras formais sem entender seu significado
poderia até deduzir bons teoremas, mas a essência deles sempre lhe
escaparia.
Quem quiser ler mais sobre esses assuntos recomendo o artigo da
Scientific American do mês de dezembro do
ano passado: "A vanguarda matemática e os limites da razão".
Um paradoxo interessante apresentado neste artigo, já que estamos discutindo paradoxos, é o paradoxo de Russel:
Seja X o conjunto de todos os subconjuntos de X que não contém X.
Pergunta: X está contido em si mesmo?
[]s a todos.
Ronaldo
[]s, N.
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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