A pergunta é se o professor pode incluir, digamos, a 5a feira como uma
possibilidade no sorteio sem violar o que ele falou.
Acredito que sim porque na 5a feira ninguem sabe se o teste será "hoje" ou
"amanhã". Há 50% de chance de ser em qualquer dia. Apenas a revelação do
professor faz o aluno ter certeza de algo. Assim a revelação constitui a própria
surpresa.
. Se o teste cair na 6a,
o teste não é surpresa (ou é?) logo se o que o professor disse é verdade
o teste deve ser na 5a... mas se os alunos sabem disso, o teste ainda
é surpresa?
Esse tipo de raciocínio parece falacioso porque induz o professor a admitir que
se o teste for 6a feira não será surpresa. Isso faz com que o professor assuma, induzido
por esse raciocínio, que não poderá dar o teste na 6a. O restante da lógica
segue por indução. Ora, claro que o professor pode dar o teste na sexta e ele ser
supresa (revelada na 5a). O problema parece ser mesmo a definição de "surpresa"
como você colocou. De qualquer maneira parece que esse assunto é bastante intrincado.
Vou consultar consultar as referências. Obrigado.
> Nicolau escreveu:
> >Aqui, novamente, acho que o ponto fraco é que nunca foi explicado direito
> >o que é uma "descricão". E a descricão que queremos dar para N depende
> >da definicão do que seja uma descricão. Novamente temos uma
> >circularidade.
>
> E se você definir descrição como uma frase sintaticamente correta que
> torne o número único dentro de um contexto aritmético? A semântica da
> frase
>
> está implicita na definição de descrição, porque ela define o número
> como
> único.
> Neste caso não há circularidade, há? Se houver, onde ela pode estar?
Você não vai conseguir definir "sintaticamente correta" com muita facilidade.
Especialmente se você aceitar o uso de uma linguagem como português
(ou inglês, chinês, esperanto, ou qualquer outra lingua "comum",
em oposicão a frases escritas em lógica de primeira ordem).
E mais especialmente ainda se você aceitar que no meio da descricão
apareca implicita ou explicitamente o conceito de descricão.
[]s, N.
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html=========================================================================