Eu acho ótimo. Aliás, esta é a principal razão pra existência dessa lista de discussão. Além do mais, com a quantidade de problemas olímpicos existentes, talvez até já dê pra tentar construir uma teoria mais elaborada sobre estratégias e métodos de solução - algo na linha do que o Lagrange fez quando deu um argumento unificado (baseado em permutações) pra justificar os "truques" usados até então na solução das equações de 3o. e 4o. grau e, por meio desse argumento, mostrou que estes truques falhavam pra equações de grau >= 5.
Sobre o wiki-livro propriamente dito, acho que pode ficar para um segundo momento. Essa lista me parece adequada pra começar este trabalho.
[]s,
Claudio.
Data: |
Wed, 22 Nov 2006 01:15:52 -0200 |
Assunto: |
[obm-l] Construir Wiki-livro online sobre problemas olímpicos |
Bem, estava pensando cá com meus botões se não seria possível compilar na forma de livro uma coletânea de problemas de matemática olímpica, com soluções das mais variadas nelas.
A idéia é que geralemnte muitas das soluções não tomam conhecimento público, seja porque não foram as mais geniais ou as mais curtas ou as mais "alguma coisa".
Por exemplo, o problema 4 da XXIV OBM tem uma solução bem diferente (e 100% braçal!) do que a do Marcio Cohen divulgada na Eureka! É a solução do Shine, que basicamentye consistia em abrir tudo e tentar fatorar o polinômio resultante. Nào é uma solução que entraria para O Livro, mas certamente vale ser citada (mais pela macheza e sem-noção de ter ido tão longe de que por algum mérito de beleza :P).
Poderia citar outros casos, como problemas que ninguém resolve e só sobra a solução da banca (que nem sempre é a mais intuitiva - Vide XXI OBM problema 6 nível 3).
A idéia seria então compilar todas as soluções até o momento encontradas para os problemas nela contidas, e com isso dar algum material sobre estratégias em problemas bizarros.
Para dinamizar, seria interessante fazer isto em alguma forma de Wiki controlado (o que exigiria uma parafernália um pouco maior, mas creio que existam servidores gratuitos para tal), tal que seja possível tanto corrigir quanto criar soluções de maneira fácil e rápida.
E então, o que cês acham deste "vaporbook"?