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[obm-l] off-topic: Carreira Matem�tica [was: Resultado da IMO 2006]
Talvez caiba a pergunta que sempre desejei fazer a todos:
Algu�m aqui na lista est� em carreira acad�mica ou pensa em segu�-la?
>De fato, muita gente boa tem dificuldade para raciocinar sob pressao.
>Acredito que os resultados talvez fossem um pouco diferentes. Mas, como
>"time is money"....
Aparentemente o que a olimp�ada quer avaliar � a capacidade de algu�m
se virar em pouco tempo para resolver as quest�es complexas
com racioc�nios criativos e bem formulados.
Isso deve ser visto como "as regas do jogo" denominado olimp�ada.
Na verdade, n�o importa muito como
algu�m consegue fazer isso. Mas necessariamente quem tem esse
talento, n�o � simplesmente uma "laranja mec�nica matem�tica" pois ao
ver, digamos uma afirma��o, consegue "olhar al�m da afirma��o" e enxergar
um
caminho heur�stico r�pido que prova a veracidade ou falsidade dela (*)
O que � importante � que isso � feito em
pouqu�ssimo tempo (4 horas � muito pouco tempo...).
Sempre acreditei que algu�m assim
tem "caminhos neurais bem formados" (formar esses caminhos pode
demorar dias, meses ou at� anos) e n�o � trivial form�-los.
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(*) Para problemas simples o caminho da solu��o � conseguido pela
grande maioria das pessoas.
Para problemas complexos o processo para conseguir a solu��o
� exatamente o mesmo (pois a matem�tica e a l�gica s�o as mesmas)
por�m o "overhead" mental � bem maior, mesmo que fuja � pr�pria
consci�ncia da pessoa que o est� resolvendo:
N�o � incomum ver professores universit�rios demorando horas ou dias
para provar teoremas que estudantes ol�mpicos resolvem em minutos!
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Assim o talento ol�mpico � um talento raro que
nem todos possuem (eu mesmo n�o tenho e admiro muito
quem tem). Talvez seja como ter ouvido aboluto
em m�sica ou forte habilidade nata para o futebol.
Isso nao deve, entretanto, desencorajar ningu�m a estudar matem�tica, dada
a import�ncia que tem essa ci�ncia (a rainha das ci�ncias segundo
David Hilbert).
Particularmente n�o existe nenhuma f�rmula fechada para ter intui��o
acerca de uma boa solu��o ou prova de teorema matem�tico (como n�o existe
nada que ensine, digamos, como fazer boas composi��es musicais usando
as regras da m�sica). Voc� pode por
exemplo colocar um computador usando for�a bruta para provar um teorema
como o das quatro cores (como j� aconteceu), mas
a solu��o gerada por�m � muito grande e
ileg�vel por seres humanos. O que a olimp�ada quer s�o solu��es
elegantes.
Se tiver tempo, (eu acredito) a pessoa acaba
(se quiser) atacando problemas em aberto e
contribuindo tamb�m como acad�mico(a).
A grande maioria das pessoas que fez olimp�adas e estudou/treinou
para elas acaba seguindo carreira matem�tica (ou uma carreira correlata)
por algumas raz�es de ordem pr�tica (A pr�pria sobreviv�ncia, a
facilidade em atacar problemas de engenharia/f�sica que dependem da
matem�tica, etc). N�o h� muito como fugir disso (at� por uma
quest�o de pr�pria satisfa��o).
N�o posso falar pelos outros, mas eu atualmente trabalho como
engenheiro, mas uso muita matem�tica em minha pesquisa. Claro que
nada do n�vel de dificuldade de uma olimp�ada, mas n�o aprendi tais
t�cnicas
em v�o, em outras palavras: O TEMPO DEDICADO A PREPARA��O PARA OLIMP�ADA
N�O FOI TEMPO PERDIDO Um outro colega meu (Herbert) que fez IMO
em Cuba atualmente trabalha com modelos financeiros e est� bastante rico
(uma vez ele *at�* me disse que matem�tica "n�o dava futuro", mas at� hoje
n�o sei como ele transformou todo seu talento em dinheiro (preciso ver
se consigo conversar novamente com ele ! :)).
Enfim, essa n�o � uma mensagem demag�gica. � uma mensagem
real. Deve servir para ENCORAJAR a TODOS os
brasileiros a estudarem matem�tica, MESMO que nunca cheguem a
ganhar, digamos, uma medalha Fields.
Fica aqui um modesto ponto de vista de algu�m � quem a matem�tica
serviu bastante (e continua servindo).
Grande Abra�o a todos!
Ronaldo.
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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