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[obm-l] TRAPAÇAS DO COMÉRCIO!
Os vendedores de seguro de vida às vezes recebem um grande bônus por vender
uma nova apólice. Um vendedor, por exemplo, pode receber $1500 no ato por
vender uma nova apólice cujo prêmio anual não passa de $1000. Claro que o
comprador tem a opção de cancelar a apólice no final de cada ano. Dado esse
esquema, como o auto-interesse de um vendedor inescrupuloso fere o interesse
da companhia de seguros? Nota: Esse tipo de trapaça foi recentemente
descoberto em Ontário. Vale lembrar que algo similar ocorreu com a operadora
"Oi" de telefonia celular...
Uma loja oferece um desconto de 4% para pagamentos à vista. Em vez de
descontar 4% do total da conta, porém, a firma oferece aos clientes o valor
equivalente em bônus em seus própros produtos. Esse "dinheiro" pode ser
apresentado no lugar do dinheiro vivo na próxima vez em que os clientes
fizerem uma compra em uma de suas lojas. Você saberia identificar as duas
formas de discriminação de preços por auto-seleção presentes aqui?
Qual o plano de pagamento mais vantajoso: 50% de desconto sobre o preço da
tabela, para pagamento à vista ou 35% de desconto sobre o preço da tabela,
para pagamento em 3 vezes?
A propósito, porque é que os preços de alguns bens, como as maçãs, descem
durante os meses de maior consumo, enquanto que outros, como os das casas de
praia, aumentam?
Abraços!
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