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[obm-l] PENSANDO COMO UM ECONOMISTA!



Ok! Diogo. Há dois elementos-chave para resolver esse problema. O primeiro é 
a lei da demanda. A entrada de novas firmas aumentaria a competição por 
clientes, reduzindo o preço da gasolina. Em consequência, a quantidade 
demandada aumentaria. Em outras palavras, a quantidade de gasolina demandada 
excederia os 20.000 galões por hora da situação inicial. O segundo elemento 
concerne ao produto do posto de gasolina. Cada firma operará ao longo da 
porção negativamente inclinada da curva de custo médio, não na porção 
horizontal. Logo, seria de se esperar que cada posto abastecesse os 
consumidores com menos de 5.000 galões por hora. Se o total da demanda for 
maior do que 20.000 galões e o produto por posto for menor do que 5.000 
galões, haverá espaço para mais de quatro postos. Por exemplo, suponha que a 
quantidade total demandada aumente para 24.000 galões por hora e cada posto 
forneça apenas 4.000 galões por hora. Neste caso, haveria na cidade seis 
postos de gasolina em vez de quatro.

Uma tarifa eleva os preços domésticos, reduz o consumo, aumenta a produção 
doméstica e reduz as importações. Os consumidores perdem mais do que os 
demais ganham. Uma quota pode ter o mesmo efeito de uma tarifa, com exceção 
de que o governo não recolhe uma receita tributária. Os importadores ganham 
dinheiro por causa da quota, enquanto o governo arrecada a partir de 
tarifas, que lhe permitem financiar uma redução de impostos e/ou financiar 
programas públicos.

A propósito, se o Japão exportasse produtos para os Estados Unidos, mas não 
importasse nada dos Estados Unidos, quem ficaria em pior situação? Me parece 
que já foi discutido na lista...

Abraços!

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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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