[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] Magica Matematica
Oi Fernando .. vc falou que pelo princ�pio da casa dos pombos ter�o
duas cartas do mesmo naipe. pq ? N�o pode por exemplo todas as cartas
retiradas serem do mesmo naipe, jah q existe 13 cartas de cada naipe.
On 7/29/05, Fernando Aires <fernandoaires@gmail.com
> wrote:Smith,
On 29/07/05, Qwert Smith <
lord_qwert@hotmail.com> wrote:
> Vc acaba de chegar pra sua primeira aula de um curso introdutorio de
> matematica. O professor e seu assistente convidam todos os alunos a
> participar de um truque de cartas. O prof. sai da sala enquanto o
> assistente pede aos alunos que escolham 5 cartas de um baralho normal de 52
> cartas.
> O assistente pega as cinco escolhidas e arruma elas na mesa do prof. sendo
> 4 com o valor a mostra e uma virada. O prof entao retorna pra sala e ao
> bater o olho nas cartas em sua mesa diz o valor e naipe da carta virada pra
> baixo. Os alunos apludem, cocam a cabeca, procuram marcas nas cartas ate
> que o prof diz: "Vcs vao se dividir em pares e teram que fazer o mesmo
> truque pra turma. Vai valer 80% da sua nota." E ai? Vai correr e pedir
> transferencia pra outra turma? Compra um livro de magica pra tentar
> garantir a nota? Como fazer o truque?
Eu talvez n�o tenha entendido o prop�sito do problema, mas a
verdade � que n�o vejo nada muito "matem�tico" envolvido...
Pelo princ�pio da casa dos pombos, como s�o 5 cartas e 4 naipes,
haver� sempre pelo menos duas cartas do mesmo naipe. Suponha essas
duas cartas. O assistente pega uma delas e p�e virada, a outra do lado
desta com o valor � mostra, e as tr�s demais depois da outra...
Voc� tendo um assistente com voc� que veja as cartas, n�o precisa
muita matem�tica...
Beijos,
--
-><-
Fernando Aires
fernandoaires@gmail.com
"Em tudo Amar e Servir"
-><-
=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================