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[obm-l] PENSANDO COMO UM MATEMÁTICO!
Caro Valadares e demais colegas! O raciocínio econômico é algo sutil, pois se as
mulheres não estão dispostas a pagar mais que os homens pela entrada em bares
(ou, em outras palavras, se elas têm uma demanda mais elástica), a
discriminação de preços pode aumentar os lucros do bar. A política de descontos
pode funcionar bem aqui porque não é possível revender ingressos femeninos para
homens. Mas, deixando a profundidade de lado, vamos voltar à nossa bela
matemática.........
Ao partilhar um tablete de chocolate que estava dividido em quadradinhos, um
indivíduo comeu todos os quadradinhos da borda e o outro comeu todos os
quadradinhos restantes. Sabendo que ambos comeram o mesmo número de
quadradinhos, quantos quadradinhos podem ter os lados deste tipo de tablete?
Em qual das situações o tráfego escoaria mais rápido: a 80 km/h com a distância
entre os veículos de 50 metros ou a 50 km/h sendo a distância entre os veículos
de 25 metros?
A erva cresce em todo prado com igual rapidez e espessura. Dá para alimentar 70
vacas em 24 dias e 30 vacas em 60 dias. Quantas vacas comeriam toda a erva em
96 dias?
As promoções do tipo "leve 3 pague 2", comuns no comércio, acenam com um
desconto, sobre cada unidade vendida, de:
Afinal! O valor de 1 dólar é reduzido a quanto numa inflação de 5%? Abraços!
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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