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Re: [obm-l] DILEMA DO PRISIONEIRO!



Poderias indicar a fonte na web? Obrigado.

jorgeluis@edu.unifor.br wrote:
Um professor da Universidade do Texas A & M promoveu entre sua classe de 27
alunos um jogo que os colocava diante do dilema dos prisioneiros. Foi feita a
seguinte simula��o: cada aluno era propriet�rio de uma empresa e tinha que
decidir se produzia 1 e ajudava, em consequ�ncia, a manter alto o pre�o, ou se
produzia 2 e lucrava �s custas dos outros. Dependendo do total de alunos
produzindo 1, os alunos receberiam dinheiro de acordo com a seguinte tabela:

N� alunos produzem "1" / Lucro cada aluno produz "1" / Lucro cada aluno produz
"2"
0 -
$ 0,50
1 $ 0,04
$ 0,54
2 $ 0,08
$ 0,58
3 $ 0,12
$ 0,62
... ...
...
25 $ 1,00
$ 1,50
26 $ 1,04
$ 1,54
27 $ 1,08
-

Este resultado fica mais f�cil de observar, e ainda mais impressionante, se
representado em um gr�fico: O jogo � "arranjado" de modo que os alunos que
escrevem 2 sempre recebem 50 centavos de d�lar a mais do que aqueles que
escrevem 1, mas quanto mais alunos escrevem 2, menor ser� o lucro coletivo.
Suponha que todos os 27 come�am planejando produzir 1, de modo que cada um
receberia $ 1,08. Neste instante, um dos alunos pensa em enganar o resto e
produzir 2. Haveria ent�o 26 produzindo 1, e cada um receberia $ 1,04 (4
centavos abaixo do original), mas o enganador receberia $ 1,54 (46 centavos a
mais). Esta id�ia se sustenta independentemente do n�mero de estudantes que no
in�cio decide produzir 2 em vez de 1. Produzir 2 � uma estrat�gia dominante.
Cada aluno que muda de 1 para 2 aumenta seu pr�prio ganho em 46 centavos, mas
reduz o ganho de cada um de seus colegas em 4 centavos - o grupo como um todo
perde 58 centavos. Na situa��o em que todos agem ego�sticamente, cada um
tentando maximizar seu pr�prio lucro, cada um recebe apenas 50 centavos. Se, ao
contr�rio, eles se concluiassem e agissem para diminuir os ganhos individuais,
cada um receberia $ 1,08. Como voc� jogaria? Nas vezes em que este jogo foi
realizado, primeiro sem debate entre os alunos em sala de aula e posteriormente
com debates para se chegar a um concluio, o n�mero de alunos defensores da
coopera��o variou de um m�nimo de 3 a um m�ximo de 14. Em uma �ltima rodada
decisiva, este n�mero ficou em 4. O lucro total foi de $ 15,82 , que � $ 13,34
menor que aquele que seria obtido se a trama incluisse todos os alunos. "Nunca
mais confio em ningu�m", queixou-se o l�der do concluio. Qual foi o voto
dele???????????????????????




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"Jamais te tornes uma pessimista, Ira; um pessimista frequentemente est� mais certo que um otimista, mas o otimista tem mais alegrias - e nada pode deter a marcha dos eventos. - Robert A. Heinlein Time Enough For Love";
Ricardo Holmer Hodara - http://psicologia.web1000.com


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