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Re: [obm-l] Re:[obm-l] UM PROBLEMA CLÁSSICO!
Bem, eu acho que era pra dizer apenas que a temperatura não estava sendo
medida em Kelvin, mas em Celsius, e portanto um aumento de 1 para 2 graus
Celsius não é dobrar a temperatura, longe disso...
[]s,
Daniel
Osvaldo Mello Sponquiado (1osv1@bol.com.br) escreveu:
>
>> No quadrinho "Born Loser" por Art Sansom, Brutus
>manifesta alegria por um
>> aumento de temperatura de 1° para 2°. Ao lhe
>perguntarem a razão, respondeu:
>> "Está agora duas vezes mais quente que hoje de
>manhâ" Por que Brutus errou mais
>> uma vez?
>
>Supondo que o calor fornecido seja sensível temos que
>Q= m.INT(c.dt) [int = integral definida de de t0
>até tf]
>
>Supondo que o sistema seja fechado temos que m=cte.
>logo a capacidade térmica do ar seria dada por C(c)=m.c
>(t)
>Sei, por hipótese, que na situação final o ar está
>duas vezes mais quente que na situação inicial o que
>equivale a dizer que C_final=2.C_inicial
>daí temos que c_final=2c_inicial
>Mas a variação de c deve ser relativamente pequena
>(axo que só visualisando curvas empíricas) logo
>contradizemos o fato de que o aumento de temperatura
>de 1° para 2° pode ser justificado pela sensação
>termica (acho que foi isso que vc quis dizer com
>quente).
>
>
>Bom, faz mais de um ano e meio que não vejo Química,
>talvez o que eu disse esteja tudo errado,
>mais de qualquer forma valew !
>
>
>Até mais.
>
>
>
>
>
>>
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>> WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.
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>usar a lista em
>> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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>Atenciosamente,
>
>Osvaldo Mello Sponquiado
>2º ano em Engenharia Elétrica
>UNESP - Ilha Solteira
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>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
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