[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] O PRINCIPIO DOS LIMÕES!



Turma! Este princípio ajuda a resolver o eterno "paradoxo da razão" pela qual os
carros novos normalmente perdem uma parte enorme do seu valor de mercado no
momento em que saem do stand. Os economistas lutam há anos para dar uma
explicação sensata deste curioso acontecimento-padrão. George Akerlof, um
famoso economista de Berkeley sugeriu uma explicação alternativa bastante
engenhosa em que sustenta a nossa intuição de que a desvalorização física não é
a razão suficiente para o enorme diferencial de preços entre carros novos e
usados. O diferencial é muito mais plausivelmente compreendido como um reflexo
do fato de que os carros postos à venda, considerados em grupo, têm
simplesmente uma qualidade média mais baixa do que os carros que não estão à
venda. Quanto à prova matemática, fica para a próxima limonada. Ok!

A propósito, o que é menos prejudicial para o consumidor: um imposto sobre a
renda ou um imposto sobre as vendas?

Abraços!!!



______________________________________________
WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================