[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] Cubo de Rubik
Ola,
Fui eu quem enviou o problema dos bispos, resolvido brilhantemente pelo Nicolau. Eh uma pena que pouquissimas pessoas nesta lista se interessam por puzzles mecanicos de matematica. Haja vista que enviei um site de um cubo Rubick em 4 dimensoes e eu pedia para alguem me explicar como seria um de 5 dimensoes e ninguem quis responder.
Quanto a sua pergunta sobre como se descobrem quantas as combinacoes existem, a quantidade minima de movimentos para montar, ou ateh mesmo a quantidade minima de movimentos partindo de uma configuracao com os cubiculos*misturados*, tudo isto (se nao me engano) eh funcao da TEORIA DOS GRUPOS.
O site com um cubo em 4-D esta em :
http://www.superliminal.com/cube/cube.htm
Em uma mensagem de 7/2/2004 07:08:13 Hor. de verão leste da Am. Sul, douglasrsilva@bol.com.br escreveu:
Olá pessoal, sei que não mando e-mails freqüentemente pra lista mas sempre estou lendo os enviados por vocês...
Recentemente num dos e-mails que teve como assunto “Extremamente Difícil” que tratava sobre o problema dos bispos alguém citou o WinArc, que por sinal achei um software bem interessante pra matemática recreativa. Vi que o programa trazia os cubos de Rubik, de 1x1x1(sem propósito?!) até o 5x5x5, passando pelo famoso 3x3x3(vulgo cubo mágico). Fiquei curioso pra saber o numero de possíveis combinações do tal cubo e encontrei isso nesta pagina: http://mathworld.wolfram.com/RubiksCube.html
Eles mostram o possível numero de combinações, mas eu gostaria que alguém se possível explicasse que fundamento foi usado para aquele cálculo.
A propósito... eu tenho o clássico 3x3x3 e me interessei em adquirir o 4x4x4 e o 5x5x5. Gostaria também de ter um que é em formato de dodecaedro. Alguém sabe de algum lugar aqui no Brasil que venda? Eu moro em Recife e aqui já é difícil de encontrar o 3x3x3, os outros eu nunca vi pra vender pelo menos por aqui. Encontrei paginas no exterior que vendem, mas se tudo pudesse ser feito em território nacional seria melhor hehehe
Até mais... Douglas Ribeiro