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[obm-l] O JOGO DE PASSA DEZ!



Ok! Nicolau e demais colegas! outro fato curioso é que os sábios que criaram o 
cálculo de probabilidades, encontraram especialmente no jogo de dados, um 
material simples e bem preparado, que lhes facilitou de forma singular os 
primeiros passos. Uma primeira dificuldade, resolvida por Pascal na sua 
correspondência com o Cavaleiro de Méré, relaciona-se com a enumeração exata 
dos casos. Tratava-se do jogo de passa-dez, que se joga com três dados; um dos 
jogadores aposta que o total dos pontos será superior a 10 e o outro que será 
igual ou inferior a 10; vê-se que os dois jogadores dispõem de iguais 
possibilidades. Mas havia a seguinte dificuldade: uma paciente enumeração de 
grande quantidade de partidas mostrara ao Cavaleiro de Méré que o jogador do 
passa-dez ganha mais amiúde com 11 do que com 12 pontos. Qual a explicação para 
tal fato?


Abraços!

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