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[obm-l] O JOGO DE PASSA DEZ!
Ok! Nicolau e demais colegas! outro fato curioso é que os sábios que criaram o
cálculo de probabilidades, encontraram especialmente no jogo de dados, um
material simples e bem preparado, que lhes facilitou de forma singular os
primeiros passos. Uma primeira dificuldade, resolvida por Pascal na sua
correspondência com o Cavaleiro de Méré, relaciona-se com a enumeração exata
dos casos. Tratava-se do jogo de passa-dez, que se joga com três dados; um dos
jogadores aposta que o total dos pontos será superior a 10 e o outro que será
igual ou inferior a 10; vê-se que os dois jogadores dispõem de iguais
possibilidades. Mas havia a seguinte dificuldade: uma paciente enumeração de
grande quantidade de partidas mostrara ao Cavaleiro de Méré que o jogador do
passa-dez ganha mais amiúde com 11 do que com 12 pontos. Qual a explicação para
tal fato?
Abraços!
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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