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[obm-l] Coleção do Professor de Matemática e algumas dúvidas



Olá pessoal.
Sou professor de matemática em Belém do Pará, voltado principalmente para 
concursos militares. Além disso, sou obviamente novo na lista, embora já a 
conheça e acesse seus arquivos há muitos anos (preguiça de inscrever-me).
No ano retrasado adquiri a Coleção do Professor de Matemática, a qual é 
principal responsável por profundas mudanças tanto em minhas aulas, quanto 
em meus pontos de vista sobre educação. Minha opinião é que tal Coleção é a 
melhor referência em língua portuguesa para professores do Ensino Médio , e 
procuro disseminá-la entre vários colegas de profissão (eventualmente, até 
mesmo para alunos mais interessados e amantes da educação, não 
necessariamente matemática).
Entretanto, apesar de ajudar-me muito em correções conceituais e melhoria no 
ensino de diversos tópicos, pretendo deixar uma observação relativamente à 
postura adotada pelos autores, principalmente dos volumes A Matemática no 
Ensino Médio, alguns dos quais, participantes desta lista. Resumindo, 
concordo com grande maioria daquilo que chamo "o que o aluno deve saber e 
como estimulá-lo a aprender e pôr em prática", noutros termos, com a 
metodologia e o conteúdo propriamente ditos. No entanto, há de levar-se em 
conta que algumas instituições possuem vestibulares (sem dúvida importantes 
e necessárias peocupações do educador, ou antes, do profissional professor) 
que ainda mantêm uma visão tradicionalista de vários aspectos do ensino de 
Matemática. Só para citar alguns exemplos, considere-se a 2ª etapa do 
processo seletivo seriado da UFPA deste ano. Numa das questões, de 
combinatória, era imprescindível que o aluno soubesse a definição de 
arranjos simples, uma vez que alternativa correta era A (300,3), isto é, 
número de arranjos simples de 300 elementos, tomados três a três. No segundo 
volume de A Matemática no Ensino Médio, ocorre um total descaso 
(justificado) com a definição de arranjos. Gostaria, nesta primeira 
aproximação da opinião de professores em relação a situações como a 
apresentada. Além disso, tenho dúvidas relativas a alguns tópicos sobre os 
quais, infelizmente, não são tratados a fundo na Coleção, devido ao próprio 
nível de dificuldade, mas que ainda são freqüentes, principalmente, em 
concursos militares, como o ITA e o IME, como determinadas propriedades de 
funções periódicas, por exemplo . Porém, como esta mensagem já está 
demasiada grande, postarei tais dúvidas em mensagens subseqüentes.
Obrigado.
Márcio Pinheiro.

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