1) 0,38% de 50 000 = 190, o que se ha de fazer.
2) Pelo banco, ao analisar o rendimento da operaçao, nao. Pelo
tomador, ao vanalisar o custo da operaçao, sim. Com os impostos e taxas
do governo, a taxa de juros do banco eh diferente (menor) do que a taxa
de juros para quem toma o emprestimo. Isso, eh claro, salvo melhor
juizo de especialistas que de vez em quando frequentam a lista e
provavelmente diriam:
Meu caro João, eh claro que nao pode haver duas taxas de juros
diferentes na mesma operaçao. Vamos analisar segundo oticas diferentes.
A media ...
PS: Esse "claro que nao da area de exatas" eh muito otimismo seu.
Sempre ha risco de se tratar de um especialista em Matematica
Financeira para concursos. Alias, eu acho Matematica Financeira para
concursos uma coisa otima, maravilhosa, igual a ingles audiovisual. O
cara faz seis meses de ingles audiovisual e pode ir a uma festa e
passar a noite inteira conversando em ingles, claro que com outra
pessoa que haja feito seis meses de ingles audiovisual. eles se
cumprimentam e aih eh aquele dialogo profundo: how are you, fine
thanks, baixa aquele silencio e depois o dialogo continua, is this a
book?...
João Carlos Parede wrote:
Para cada capital movimentado por meio bancário, é debitado da
conta corrente da pessoa que move a quantia 0,38% para a CPMF.
Falando de valores como salário mínimo a quantia recolhida é de R$ 0,91.
Porém ouvi um relato de uma pessoa que vendeu um bem por R$ 50.000,00
depositado na conta corrente. Quanto ele foi sacar o dinheiro para a
aquisição de outro bem notou que havia "perdido" R$ 190,00 devido ao
imposto.
Em Matemática Financeira, é considerado no fluxo de caixa de
parcelamento de dívida, a Contribuição Provisória (quase permanente)
sobre Movimentação Financeira?
Uma outra curiosidade que eu tenho, que não sei se alguém na lista
saberia, é a quantia de capital sobre qual incide CPMF diaramente no
Brasil para se ter uma idéia da arrecadação.
JOÃO CARLOS PAREDE
P.S.: Acompanhei atrasado a nova "intervenção" quase
esquizofrênica do J.Paulo e vi que ele falou algo de utilidade e chegou
a citar algo sobre porcentagem e validade do ensino de matemática para
quem vai ser filósofo, psicólogo, etc. Sou caixa de banco e vocês não
imaginam o quanto é difícil explicar para as pessoas o que significa
0,38% de um valor (no caso o que está sendo sacado). Inclusive para
pessoas com formação superior (claro que não na área de exatas). Quer
justificativa maior para ensino de matemática do que isto?
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