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Re: [obm-l] CPMF E MATEMÁTICA FINANCEIRA



Title:
1) 0,38% de 50 000 =  190, o que se ha de fazer.
2)  Pelo banco, ao analisar o rendimento da operaçao, nao. Pelo tomador, ao vanalisar o custo da operaçao, sim. Com os impostos e taxas do governo, a taxa de juros do banco eh diferente (menor) do que a taxa de juros para quem toma o emprestimo. Isso, eh claro, salvo melhor juizo de especialistas que de vez em quando frequentam a lista e provavelmente diriam:
Meu caro João, eh claro que nao pode haver duas taxas de juros diferentes na mesma operaçao. Vamos analisar segundo oticas diferentes. A media ...
PS: Esse "claro que nao da area de exatas" eh muito otimismo seu. Sempre ha risco de se tratar de um especialista em Matematica Financeira para concursos. Alias, eu acho Matematica Financeira para concursos uma coisa otima, maravilhosa, igual a ingles audiovisual. O cara faz seis meses de ingles audiovisual e pode ir a uma festa e passar a noite inteira conversando em ingles, claro que com outra pessoa que haja feito seis meses de ingles audiovisual. eles se cumprimentam e aih eh aquele dialogo profundo: how are you, fine thanks, baixa aquele silencio e depois o dialogo continua, is this a book?...

João Carlos Parede wrote:
Para cada capital movimentado por meio bancário, é debitado da conta corrente da pessoa que move a quantia 0,38% para a CPMF.
Falando de valores como salário mínimo a quantia recolhida é de R$ 0,91.

Porém ouvi um relato de uma pessoa que vendeu um bem por R$ 50.000,00 depositado na conta corrente. Quanto ele foi sacar o dinheiro para a aquisição de outro bem notou que havia "perdido" R$ 190,00 devido ao imposto.

Em Matemática Financeira, é considerado no fluxo de caixa de parcelamento de dívida, a Contribuição Provisória (quase permanente) sobre Movimentação Financeira?

Uma outra curiosidade que eu tenho, que não sei se alguém na lista saberia, é a quantia de capital sobre qual incide CPMF diaramente no Brasil para se ter uma idéia da arrecadação.
 
JOÃO CARLOS PAREDE
 
P.S.: Acompanhei atrasado a nova "intervenção" quase esquizofrênica do J.Paulo e vi que ele falou algo de utilidade e chegou a citar algo sobre porcentagem e validade do ensino de matemática para quem vai ser filósofo, psicólogo, etc. Sou caixa de banco e vocês não imaginam o quanto é difícil explicar para as pessoas o que significa 0,38% de um valor (no caso o que está sendo sacado). Inclusive para pessoas com formação superior (claro que não na área de exatas). Quer justificativa maior para ensino de matemática do que isto?



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