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Re: [obm-l] [PROF] criterios de correcao




Se entendi bem o que vc fez, não.

Para provar uma igualdade  A = B, não podemos assumir que essa igualdade 
seja válida, manipular os dois membros da igualdade até constatar uma 
igualdade verdadeira. Por exemplo   2  = 3  , multiplicando por  0 :   
obtemos 0 = 0 , que é verdadeira. Ou ainda:    -2 = 2 é falsa, mas elevando 
ao quadrado: 4 = 4.
Assim, a forma correta é , à partir de um dos lados da igualdade, devemos, 
por meio de implicações verdadeiras, concluir o outro lado. É claro que, tb 
podemos, em alguns casos, desenvolver os doias membros SEPARADAMENTE, isto 
é, sem que haja interação entre A e B, reduzindo os dois membros a uma mesma 
expressão C, teremos provado que:

A= C   e  B = C  => A = C. Entretanto, nas minha opinião, esse é um processo 
altamente deselegante e deve, o quanto possível, ser evitado. Não devemos 
nos esquecer que a Matemátixca além de uma ciência tem um que de arte, e por 
isso, beleza é essencial.
Frederico.

>From: "Ariel de Silvio" <ariel@watersportsbrazil.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] [PROF] criterios de correcao
>Date: Sun, 08 Jun 2003 23:04:43 -0300
>
>Essa é uma pergunta pros professores, que corrigem provas...
>sobre criterio de correçao...
>
>especificamente em questoes PROVE QUE, DEMOSTRE QUE...
>como responder....
>
>um exemplo:
>
>Prove que
>(1 + senx + i*cosx) / (1 - senx - i*cosx) = (tgx + secx)*i
>para todo x real, x<>pi/2 + k*pi
>
>bom, desenvolvi, e cheguei a tal equação
>1 + senx + i*cosx = 1 + senx + i*cosx
>
>é assim q se responde?? logicamente com todo o desenvolvimento ate ai...
>
>[]s
>Ariel
>
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>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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