[obm-l] Re: [obm-l] Gaussian White Noise; números [pseudo-]aleatórios

Qualquer sequência que se baseie em decaimento radioativo segue equações muito bem determinadas. Logo, de per si, não pode ser aleatória.

Existe um matemático da Universidade de Kyoto especializado no assunto, com quem me correspondi há algum tempo, quer diz - e comprova - que desenvolveu um algoritmo 'muito bom' (ele define o que é 'muito bom') e rápido (idem). Se houver interesse, posso tentar descobrir o endereço dele.

JF

Legal José Francisco. Eu fiquei muito interessado neste algoritmo. Tu poderias consegui-lo pra mim (se não for abusar muito, o programa em Fortran poderia vir tb? :-) )?

Depois de escrever a primeira mensagem resolvi procurar por 'random bits'
no google. Tem um monte de coisa lá que não tem nada a ver mas há páginas
que oferecem bits verdadeiramente aleatórios (obtidos por decaimento
radioativo) e, talvez mais interessante, há vários artigos bem técnicos
sobre como gerar bits pseudoaleatórios de boa qualidade, demonstrando
que o assunto ainda é tema de pesquisa ativa. Em
http://www.fourmilab.ch/random/
há um programa que (pelo menos supostamente) estuda a qualidade
de uma seqüência de bits pseudoaleatórios. Acho que também vale a pena
dar uma olhada em como programas que levam a sério o problema de gerar
bits pseudoaleatórios, como o gpg, demoram muito mais do que você esperaria...
Nicolau, eu fui no endereço q tu colocaste no e-mail e baixei o arquivo zip q tinha na página. Agora vou baixar um compilador C qdo chegar em casa e depois mando as novidades.

Valeu pela ajuda de todos.

Marcus Alexandre Nunes
marcus_math@yahoo.com.br
UIN 114153703