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Re: [obm-l] ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS



De uma maneira muito geral, a regra que V menciona - o resultado não deve possuir mais algarismos significativos do que o fator menos preciso - vale para qualquer operação aritmética, e não apenas para multiplicação e divisão.
 
Mas se formos mais rigorosos, veremos que o resultado pode ter menos algarismos significativos que o fator menos preciso.
 
Some 0,50 com 0,40.
 
0,90 seria o resultado? Pode não ser. Escreva 0,50 como 0,50X e 0,40 como 0,40X, com X significando um algarismo que V não sabe qual é. Só sabe que é menor ou igual a 4. Digamos que seja 4. Logo, 0,504 mais 0,404 é igual a 0,908, ou seja, 0,91. Isso significa que V só pode garantir um algarismo significativo para o resultado!
 
O primeiro problema mencionado por V teria caído num vestibular do ITA.
 
Para V ter uma idéia de como aquela escola dá importância à questão de algarismos significativos, numa das cadeiras de física do primeiro período do primeiro ano passa-se cerca de dois meses discutindo o assunto. A decepcionante primeira experiência executada pelo aluno do ITA no laboratório de física é medir a área do tampo da mesa onde ele está, usando para isso uma régua de madeira de 30 cm lascada, empenada e dentada. Em geral ele dá o resultado com seis ou sete algarismos significativos, já que ele acha que a mesa mede - digamos - 1,205 por 0,802 metros (afinal, a régua está graduada em milímetros), e 1,205 x 0,802 é igual a 0,966410. São necessários dois meses para convencê-lo que o resultado tem um algarismo significativo apenas, e olhe lá!
 
Respondendo sua pergunta, numa prova discursiva siga a regra básica: o resultado de uma operação aritmética tem tantos algarismos significativos quanto o fator menos preciso.  
 
JF
 
----- Original Message -----
From: "renatinha15a" <renatinha15a@bol.com.br>
To: "obm" <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, April 03, 2003 10:18 PM
Subject: [obm-l] ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

> oi pessoal, estou postando uma dúvida que li num fórum
> de física, mas, creio, se refere à conceitos
> matemáticos. Fico grata se alguém me ajudar.
>
> A minha dúvida consiste em como definir ou saber o
> porquê da variação de casas decimais que acontecem
> no "desenrolar" das equações, pois vejo em muitas
> resoluções de provas e livros, conflitos quanto ao
> método. Vou exemplificar minha dúvida com uma solução do
> manual do professor do livro Física Clássica:
> (ITA) De um telhado caem gotas de chuva separadas por
> intervalos de tempo iguais entre si. No momento em que a
> 5ª gota se desprende, a primeira toca o solo. Qual a
> distância que separa as duas últimas gotas consecutivas
> (4ª e 5ª), neste instante, se a altura do telhado é de
> 20 m:
> (Fazer g = 10 m/s^2 e não considerar a resistência do
> ar.)
> SOLUÇÃO:
> Cálculo do tempo de queda:
> 1) s = gt^2/2 ==> 20 = [(10)tq^2]/2 ==> tq = 2,0s
> Intervalo de tempo entre 2 gotas consecutivas:
> 2) &#916;t = 2,0/4 = 0,50s
> Espaço entre a 5ª e a 4ª gota:
> 3) &#916;s = gt^2/2 = (10J)(0,50)^2
> Resposta: &#916;s = 1,25 m
>
> (DÚVIDA) O enunciado dá dois valores, s = 20 m e g = 10
> m/s^2, ambos com dois algarismos significativos. Em 1)
> verifica-se que a resposta (tq = 2,0) mantêm os dois
> alg. significativos. Agora és o problema! Em 2) a
> resposta contém 3 números significativos. Li num livro
> (QUÍMICA GERAL - James E. Brady) que existe duas regras,
> uma para multiplicação/divisão e outra para adição e
> subtração, para expressar o resultado -o resultado da
> adição ou mult.,etc e não o resultado final-. Na
> multi./div. ele diz: "Em geral, para multiplicação e
> divisão, o produto ou o quociente não deve possuir mais
> algarismos significatios do que o fator menos preciso
> utilizado no cálculo." Concluo, então, que o valor menos
> preciso, em 2), tem dois alg. sign. e, portanto, a
> resposta deveria ser 0,5 e não 0,50. Com esse fato, 3)
> fica comprometido. Finalmente, como eu devo entender
> isso? O que posso fazer numa situação de prova
> discursiva?
>
>
> []´s
>    Renatinha
>
>  
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