[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
[obm-l] =?Windows-1252?Q?Re:_=5Bobm-l=5D_M=E1ximos_e_M=EDnimos_SEM_DERIVADAS?=
Sobre a quest�o de M�ximos e M�nimos sem derivadas:
Primeiro pe�o desculpa pois esbarrei no bot�o e acabei
enviando um e-mail vazio, mas quanto a quest�o acima tenho algumas opin�es:
Achei o artigo bem interessante, no entanto o desigualde das
m�dias n�o � um assunto abordado no ensino m�dio comum, aquela fatora��o
(a^3 + b^3 ...) tamb�m n�o.
Outro ponto importante � o tempo, afinal, para fazer aqueles
algebrismos que o autor mencionou, exergar os termos corretos, s�o processos
demorados, n�o nos exemplos simples, mas no mais complicados, e o fato � que
no vestibular n�o h� tempo para isso.
Acredito que ensinar um aluno do ensino m�dio interessado em
exatas a calcular limites (n�o pela defini��o), derivar, regras de deriva��o
e no��es bem b�sicas de integral, n�o � o fim do mundo e ser� de extremo
aux�lio durante o curso, principalmente o de f�sica e uma ferramenta r�pida
e geral para o vestibular.
Por tudo isto acredito que o livro de Iezzi, volume 8 � bem
adequado.
S�o estes os coment�rios de um estudante que acaba de entrar na
faculdade, espero n�o ter falado muita besteira.
Daniel O. Costa
=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
O administrador desta lista � <nicolau@mat.puc-rio.br>
=========================================================================