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[obm-l] EXATIDÃO MATEMÁTICA



Olá usuários da lista.

No último vestibular da UFRGS, ocorreu-me uma centelha de desconfiança
quanto à exatidão matemática.

A questão era o seguinte:

"Na figura abaixo, A e B são vértices do quadrado inscrito no círculo

FIGURA: Um círculo e um quadrado inscrito com os dois vértices de baixo
marcados com A e B

Se um ponto E do círculo, diferente de todos os vértices do quadrado, é
tomado ao acaso, a probabilidade de que A, B e E sejam vértices de um
tri6angulo obtusângulo é
(A) 1/4
(B) 1/3
(C) 1/2
(D) 2/3
(E) 3/4

Quando fiz a cadeira de GEOMETRIA e também quando estudei no ensino médio,
aprendi que circunferência seria apenas a linha e círculo seria a porção
limitada pela circunferência. E também diríamos circunferência quando
quiséssemos nos referir ao comprimento desta linha.

Bom, a discussão é a seguinte: utilizando estas definições que aprendi, a
resposta para a questão seria 1-3/(2pi), pois o ponto E poderia estar
"dentro", no círculo. Mas a solução dada pelo gabarito é letra "E", que se
faz valer, de acordo com o aprendizado anterior, somente se tivesse escrito
"Se um ponto E da CIRCUNFERÊNCIA".

Discutindo com alguns colegas, obtive como resposta mais satisfatória o
seguinte:

"Hoje em dia tenho visto designar a região do plano por DISCO e a linha que
limita esta região por círculo. A palavra circunferência é usada para
designar o complrimento do círculo (linha)."

Não sou contra as modificações nas nomenclaturas. O que chamo a atenção é,
como pode a mais exata das ciências trocar uma nomenclatura (círculo) que
antes definia uma coisa (porção do plano) para outra (que se fosse trocado
por um aluno anteriormente, seria motivo de erro)?
Se esta modificação fosse para uma palavra nova, seria melhor. Pois ao se
deparar com um novo termo, iríamos pesquisar para ver o que significa tal
termo. Mas, se o termo já existe, e designava algo diferente, acaba não nos
trazendo a dúvida, mas sim gerando erros de comunicação naquela que deveria
ser a comunicação mais exata existente (a matemática).

Se eu estivesse fazendo vestibular, e esta questão fosse dissertativa, com
certeza iria responder 1-3/(2pi), e, provavelmente, iria errar.

Gostaria de obter respostas das mais variadas pessoas desta lista, desde os
alunos atuais contando como foi seu aprendizado, até os mais graduados
contando como lidam com esta situação. Por favor, quando responderem,
indiquem qual o nível de relacionamente com a matemática que vocês têm :-)

Atenciosamente
Prof. Thyago
WebMaster cursinho.hpg.com.br

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